Em 2024, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos viabilizou 36 patrocínios e direcionou mais de R$ 10 milhões a projetos de impacto
A Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos, anuncia a abertura de uma convocatória nacional para projetos aprovados em mecanismos federais de incentivo, aptos a captar recursos em 2025 e com execução prevista para 2026. No ano passado, a agência viabilizou 36 patrocínios e direcionou mais de R$ 10 milhões a projetos de impacto, reforçando sua atuação como ponte entre empresas e iniciativas culturais transformadoras.
Podem se inscrever proponentes, associações, fundos e produtores com projetos enquadrados nas leis federais de incentivo, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Pronas, Pronon, Fundos da Infância e Adolescência, Fundos do Idoso e a nova Lei da Reciclagem. Nesta fase, o foco é especialmente voltado para iniciativas que aconteçam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Pará, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.
A chamada contempla projetos culturais, esportivos, sociais, de saúde e sustentabilidade, com prioridade para:
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Iniciativas de capacitação e formação (em esportes diversos, beleza, tecnologia e inovação);
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Eventos de grande público, como festivais de música, gastronomia, cultura geek e corridas de rua;
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Projetos voltados à inovação e tecnologia.
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Projetos com foco em empoderamento e saúde feminina.
As inscrições são feitas de forma digital, por meio de um formulário simples e acessível. Para participar, basta preencher as informações disponíveis neste link.
“Nosso papel é ser ponte entre projetos transformadores e empresas que desejam investir de forma estratégica por meio dos incentivos fiscais. Ao abrir essa convocatória, ampliamos significativamente nosso mapeamento de propostas e fortalecemos nossa rede de conexões entre organizações que geram impacto e marcas que acreditam no poder da cultura e do investimento social. Mais do que captar recursos, reforçamos nosso compromisso de transformar cada incentivo em impacto real para a sociedade, garantindo que cada parceria se traduza em resultados concretos, duradouros e capazes de gerar valor coletivo”, destaca Ítalo Azevedo, sócio-fundador da Muda Cultural.
Histórico de impacto
Com 18 anos de atuação, a Muda Cultural conecta marcas a projetos de impacto por meio de leis de incentivo e recursos diretos. Só em 2024, a empresa viabilizou 36 patrocínios e direcionou mais de R$10 milhões a iniciativas culturais, esportivas e sociais em diversas regiões do Brasil.
Um dos exemplos é a parceria com o Grupo Boticário, que, apenas em 2024, apoiou 26 projetos em 12 cidades de cinco estados. Entre eles, estão o Maquie e Crie (oficinas de maquiagem artística e figurino), o Oportunidade através do Esporte, o Aprova III (via FIA em Curitiba) e o apoio ao Hospital Base de São José do Rio Preto, via Fundo do Idoso.