Para aumentar esses números, iniciativa Executivas do Amanhã prepara mulheres para posições de liderança
A presença das mulheres no ambiente executivo e cargos C levels vem se tornando pauta cada vez mais importante e urgente, prova disso é que empresas listadas na bolsa terão regras para aumentar diversidade de gênero na liderança.
De acordo com levantamento efetuado pela EXEC – empresa brasileira especializada em Desenvolvimento e Seleção de Liderança e Conselhos – em 2022, as seleções culminaram em contratações de 33% do público feminino em cargos C-level e 35% em posições de conselho.
Para que mulheres venham a se preparar e conquistar mais espaço nas posições de liderança e conselho, é importante o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e conexões – por conta disso, programas de mentoria para o público feminino se tornam cada vez mais relevantes. Um bom exemplo é o projeto As Executivas do Amanhã.
A iniciativa, que está em sua 6ª Edição, selecionou dez mulheres que pretendem trilhar a carreira com foco em conselhos empresariais que são mentoradas por conselheiras de carreira consolidada e que já ocupam e/ou presidem conselhos empresariais, consultivos e de administração.
Dentre as mentoras, o projeto conta com nomes como: Anna Chaia, conselheira de empresas como Vivara, Burger King, Espaço Laser e Madeira Madeira. Catia Tokoro, experiência em conselhos como: Sul América, Pets e Chesf. Patricia Bentes, experiência em conselhos como: Via Varejo, Melhoramentos, Braskem, Vale e FGC Coop.
Dentre as mentees, alguns dos nomes são: Flavia Lisboa Porto, diretora de RH com 25 anos de experiência, com passagens por empresas como: Yara Brasil, Worldpay, Telefonica, Dell, Stefanini e Softline Brasil. Yoon Kim, com 15 anos atuando como promotora de justiça do ministério público do Estado de São Paulo, atualmente atua como diretora jurídica e de compliance com passagens corporativas nas empresas Aegea Saneamento e Águas do Rio, e Silvia Camargho, vice-presidente de marketing com 25 anos de experiência e passagens por empresas, como Patria Investments, Daslu GJP Hotels & Resorts, PVH Corp. e Gol Linhas aéreas.
“A iniciativa de criar uma edição voltada para conselhos empresariais, veio da frequência com que durante muitos processos de seleção da nossa área de Board Services, nos deparamos com situações em que é necessário convencer a executiva de que ela está preparada para assumir uma posição em conselho, quando claramente está. Por isso, precisamos fomentar essa representatividade e utilizar nosso networking e expertise para facilitar a multiplicação de mulheres em conselhos, por meio da troca de experiências”, conta a sócia da EXEC Thais Pegoraro, facilitadora e embaixadora dessa 6a edição do programa.
Ela complementa: “A EXEC seleciona as candidatas, então, se há uma demanda crescente do mercado e que temos interesse genuíno em atender, o que podemos fazer é facilitar conexões que fomentem o desenvolvimento e evolução da carreira de executivas, tais como essas da 6ª edição do programa”.
Em 2017, a EXEC criou o programa como resposta a uma necessidade crescente do mercado pela representatividade de mulheres em posições de liderança e, ao longo desses cinco anos de projeto, mais de 120 mulheres entre universitárias e executivas do mercado brasileiro foram impactadas.
Junto a outras ações internas foi criado um amplo banco de dados com talentos diversos e preparados para assumir cargos de liderança. “Nesta 6ª edição, o objetivo é ampliar ainda mais nosso impacto de maneira mais estratégica e top down, tendo em vista que empresas com maior diversidade em seus conselhos tendem a ter um ambiente mais inclusivo, diverso e justo, com objetivos, metas e prazos claros”, explica.
A 6a edição do programa teve início em setembro de 2022, e será encerrado em novembro junto ao lançamento de um book de boas práticas e representatividade feminina em Conselhos no seu evento de fechamento, para mentoras e mentees no dia 09 de novembro.
Programas anteriores
Participante da primeira turma do projeto, Carolina Vaz Moreira, atualmente trabalha na área de RH da TV Globo, como coordenadora de Talentos. Ela teve como mentora a empresária Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza e veio para São Paulo durante todos os encontros para estar com Luiza pessoalmente.
Para ela, o programa deu um “empurrão” para que pudesse se destacar na empresa e galgar degraus de crescimento com mais rapidez.