Natal deve envolver 124 milhões de consumidores no país

Natal consumo empreendedor

Especialista dá dicas para comprar de forma segura no Natal, época em que os golpes aumentam junto com as vendas2400

Com o Natal, o alerta de golpes e fraudes é ainda maior, principalmente depois de um ano em que os criminosos aumentaram os métodos de atuação. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) calcula que 124 milhões de consumidores vão às compras para o Natal em 2021, um aumento de quase 50% em relação ao ano passado. Para Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks, especialista em segurança digital, os cuidados devem ser redobrados também por causa do aumento do uso do Pix, que cresceu 639% em quantidade de usuários desde novembro de 2020, saltando de 13,7 milhões para mais de 101,3 milhões de pessoas físicas, de acordo com o Banco Central.

Uma pesquisa recente feita pela Score mostrou que 47% dos consumidores pretendem comprar pela internet, 40% no shopping e 37% nas lojas de rua. “Mesmo as pessoas que vão comprar de forma presencial podem correr o risco de sofrer golpes, seja por compras com cartão de débito e crédito ou pelo Pix, que agora os comércios de rua também estão aceitando”, explica Zanini. O último método promete uma grande aderência já que evita que as pessoas andem com dinheiro na rua e permite descontos.

Com as compras on-line, o cuidado também deve ser redobrado, ainda mais depois do aumento de golpes relacionados a propagandas enganosas, que utilizam sites falsos para roubar informações pessoais e de cartão de crédito. “Outro ponto que devemos tomar cuidado é a integração do Open Banking com o Pix, permitindo que os pagamentos sejam feitos diretamente pelos aplicativos, que deverão oferecer também compras e promoções de Natal”, comenta.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados nas compras em lojas virtuais e físicas, segundo o especialista:

Em compras digitais

  • Dê preferência a sites conhecidos e confira se o endereço é verdadeiro;
  • Só utilize o Pix em aplicativos de lojas oficiais;
  • Nunca clique em links suspeitos de e-mails ou mensagens e redes sociais;
  • Desconfie de promoções muito altas;
  • Use senhas difíceis e exclusivas para cada loja online;
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
  • Se possível, opte por formas mais seguras de pagamento, como a versão virtual do cartão de crédito.

Em compras presenciais

  • Somente utilize o pagamento pelo Pix em estabelecimentos confiáveis;
  • Caso vá utilizar o Pix, fique atento quanto a movimentação ao redor e esconda a tela do celular. Criminosos aproveitam o momento para roubar o aparelho e fazer transferências altas para si mesmos.
  • Confira o nome e dados da loja que receberá o pagamento instantâneo, fraudadores geralmente estão cadastrados com nomes pessoais ou termos que não condizem com o nome da loja;
  • Em compras com cartão, passe você mesmo na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa;
  • Sempre confira o valor antes de digitar a sua senha;
  • Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar com outro cartão.

Facebook
Twitter
LinkedIn