Empresa realiza palestras, workshops e instituiu um grupo de afinidade focado no empoderamento das mulheres
De acordo com o Banco Mundial, a maior presença da mulher no mercado de trabalho brasileiro seria capaz de aumentar o PIB em 3,3%, gerando cerca de R$ 380 bilhões de reais a mais à economia. Indo ao encontro dessa premissa, a Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e inteligência artificial da América, criou o comitê NeoLadies cujo objetivo é promover e apoiar ações que fortaleçam a igualdade de gênero, principalmente no setor de tecnologia.
“As mulheres ainda são minoria no mercado de tecnologia. O trabalho para mudar essa cultura não é tão simples. Ao assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, a Neoway assume publicamente o compromisso de lutar por um ambiente de trabalho igualitário, íntegro e seguro para todas as mulheres. Não mediremos esforços para atingir esses objetivos”, comenta Fernanda Baggio, Vice-Presidente de Marketing da Neoway.
Em 2021, a Neoway duplicou o número de mulheres na área de tecnologia e hoje possui um banco de talentos para mulheres na tecnologia com mais de 3300 currículos. Esses resultados só foram possíveis através de uma ação que foi realizada em conjunto com o comitê Neoladies e o time de recrutamento da Neoway.
A empresa promove, por meio do comitê NeoLadies e do time de Gente&Gestão, diversas iniciativas internas como palestras, capacitação para as colaboradoras e espaço para desenvolvimento e trocas. Além disso, há também ações externas, com foco em mulheres na tecnologia, a fim de dar visibilidade para essas mulheres (PodCast) e capacitá-las para o mercado (TodosProgramadoras).
“Iniciamos o ano com as mulheres representando 28% da nossa base geral de colaboradores. Percentualmente, pode não parecer muito, mas é um número bastante representativo, tanto para nós, quanto para o mercado como um todo”, comenta Jussamara Ferreira, coordenadora de gente e gestão e business partner tech da Neoway.
Este ano o comitê lançou o programa de capacitação para mulheres na área da tecnologia, o #TodasProgramadoras. A primeira edição do workshop teve como tema a criação de bots. O intuito é gerar um curso de qualidade com turmas menores, mas com maior acompanhamento do desenvolvimento. O workshop é ministrado e organizado pelos próprios colaboradores Neoway e oferecido gratuitamente para as mulheres interessadas.
“A primeira edição do TodasProgramadoras foi um sucesso. Tivemos mais de 100 inscritas em poucos dias. O workshop gerou certificação para as mulheres que participaram, e com o alto número de interessadas estamos analisando a possibilidade de realizarmos um extra sobre o mesmo assunto e uma segunda edição com uma nova temática”, diz Ferreira.
A executiva, também líder do comitê NeoLadies, reforça que a cultura da Neoway é baseada em três pilares: protagonismo, ousadia e colaboração. Sendo que, a pluralidade e a participação feminina cada vez maior são preponderantes para a manutenção de um ecossistema criativo, inovador e, por consequência, de sucesso.
Sobre a Neoway – A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil. A Plataforma Neoway oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros. Em outubro de 2021, a Neoway passou a fazer parte da B3, principal infraestrutura de mercado financeiro brasileiro. Com cerca de 450 colaboradores, a Neoway atende aproximadamente 20 grandes setores, como financeiro, automotivo e transporte, bens de consumo, cobrança e recuperação, construção civil, óleo e gás, saúde e tecnologia.