Nesta sexta (21) será realizada, em Belo Horizonte, a cerimônia de formatura da primeira turma, no Brasil, do curso de Formação Inicial Continuada para Microempreendedores Individuais (MEI), promovido pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Os resultados desse curso piloto vão balizar a futura aplicação da metodologia em todo o território nacional. A meta é alcançar 100 mil MEI até 2018.
Para participar, o microempreendedor individual precisa ter, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental completa, constar do Cadastro Único do MDS e ter realizado algum curso técnico na sua área de atuação. Em Belo Horizonte, 25 MEI concluíram o curso, que tem 160 horas, dividindo teoria com aulas que priorizam a atividade prática.
O curso piloto foi realizado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social. A capacitação teve duração de dois meses, com quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Os participantes tiveram contato com disciplinas como marketing, finanças, planejamento, inovação e formação de redes.
A metodologia foi construída visando o desenvolvimento de competências de gestão, como negociação, fidelização de cliente, formação de preço, planejamento, controle das finanças pessoais e do negócio e sustentabilidade, entre outras. “Essa experiência inovadora contribui efetivamente para ampliar o conhecimento e abrir novas perspectivas aos MEI e suas estratégias de negócios”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Com informações da Agência Sebrae
Crédito foto: Marcus Antonius