As mulheres empreendedoras correspondem a mais de 10 milhões no mercado brasileiro
O 5 de outubro marca o Dia do Empreendedor, data idealizada para valorizar os empreendedores que enfrentam um mercado exigente, assumindo riscos e expressando a sua criatividade para construir um negócio de sucesso. Importante ressaltar também a influência das mulheres neste ramo do empreendedorismo. A cada tempo, as mulheres estão mais participativas e se envolvendo ainda mais no mundo dos negócios. O protagonismo do público feminino no mercado de trabalho está em constante expansão.
O Brasil é o 7° país com o maior número de empreendedoras, algo que as torna ainda mais fortes. Elas estão assumindo posições importantes na sociedade, como no empreendedorismo, considerada uma área dinâmica e imprevisível. Segundo o Sebrae, as mulheres empreendedoras correspondem a mais de 10 milhões no mercado, sendo a maioria nas classes C, D e E. De todos os empreendedores do país, 24% são mulheres.
Cada vez mais protagonista, a mulher fortalece a sua voz para liderar em prol de um mundo mais igualitário e justo. Os motivos pelo qual esse público decide empreender se destacam em: busca por autonomia, horário flexível, dificuldade de encontrar colocação no mercado, busca por realização profissional e trabalhar com propósito.
Diante dos motivos ressaltados, o mercado de franquia é um nicho que se encaixa perfeitamente, pois trata-se de um negócio com cases de sucesso e inspiradores. Neste mundo do franchising, as mulheres têm bastante representatividade: 49% de todas as unidades franqueadas pertencem a elas, conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
À procura de angariar um negócio de sucesso, as mulheres que pretendem empreender devem confiar em si mesmas, no trabalho e ter metas bem estruturadas.
Confira 5 histórias de mulheres bem sucedidas que tocam o seu próprio negócio:
Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas
Luzia Costa é detentora da Sóbrancelhas, maior rede de estética facial da América Latina e de algumas startups ligadas à estética. Formada em Estética e Massoterapia, Luzia é especialista em design de sobrancelhas e mentorias com mulheres, despertando o conhecimento pessoal de cada uma delas, com técnicas exclusivas de autoconhecimento. “Antes de se consolidar no mercado do segmento da estética, passei por várias situações de aperto, onde tive carrinho de lanche, pizzaria, vendi biscoitos caseiros, e mesmo perdendo tudo, não desisti e hoje sou uma das maiores empreendedoras do Brasil. O meu objetivo, como empresária, é transformar a vida das pessoas pelo mundo”, ressaltou Luzia.
Cristiane Coelho, franqueada do Cebrac Rio Verde
Para Cristiane Coelho, gestora da área financeira do CEBRAC, a mulher traz uma liderança mais humanizada, firme e justa. “Há 17 anos comecei como panfleteira, na rede Cebrac de Apucarana, e me desenvolvi na área pedagógica. Porém, os sócios da unidade enxergaram que eu tinha potencial para vender e aceitei o desafio da coordenação do comercial. Desde que entrei na escola de Apucarana pulsava em mim o sonho de ter minha própria escola, nesta unidade passei por todos os setores, e juntamente com o grupo de sócios G3 da rede Cebrac, tive a oportunidade de me tornar sócia da unidade Cebrac de Rio Verde. Por ser mulher, passei por desafios, mas com amor à marca Cebrac e ao empreendedorismo que corre nas minhas veias, venci e venço todos os dias. Gratidão a Deus, a minha família, aos meus sócios e ao Cebrac que mudaram a minha vida e minha história. Por todas as unidades que eu já passei, busco incentivar em meus colaboradores o amor pela marca e pelo diferencial que a educação faz na vida das pessoas”, relata Cristiane Coelho que nasceu em família de agricultores.
O modelo de franquia Small conta com investimento médio de R$ 245 mil, com prazo de retorno em até 24 meses e faturamento médio de R$ 100 mil. A lucratividade média é de 25%.
Suzana Maria Lucas Chaves, franqueada de Londrina
“Ao optar por empreender, tive a oportunidade de, com meu trabalho, me construir como pessoa, ser capaz de fazer a diferença, criar oportunidades e desenvolver talentos. No fundo, no fundo, empreender é sobre ajudar as pessoas a serem melhores, seja oferecendo um produto que resolva um problema, uma dor, seja ensinando a aplicar uma maneira melhor de produzir. Aprendi que empreender é servir! É o que eu amo fazer!”, frisou Suzana, franqueada do Cebrac desde 2002.
O modelo de franquia Medium conta com investimento médio de R$ 300 mil, com prazo de retorno em até 20 meses e faturamento médio de R$ 180 mil. A lucratividade média é de 25%. Saiba mais, aqui!
Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas
O começo da vida de um empreendedor não é fácil, e apesar de ter o desejo de montar a própria escola, Leiza sabia da concorrência nesse segmento e também que precisava se organizar financeiramente. De 2000 a 2007 a empresária estudou muito o ramo de idiomas, concorrentes e possíveis dificuldades antes de erguer os muros da primeira escola da rede Minds em Porto Alegre (RS). “Percebi uma forma de ganhar dinheiro e arcar com os meus estudos. Apesar de ser nova sempre quis fazer magistério. A área de educação era algo que já brilhava os meus olhos”, evidencia a empreendedora.
Leiza coincidiu durante um tempo a venda de lingeries e as aulas de magistério. “Foi uma época muito feliz em que fazer a peça, vê-la pronta e colocar a minha própria etiqueta era algo fascinante. Ali notei que sabia empreender e que queria o meu negócio na área de educação, pois é a que mais me identifico. Atualmente, a Minds tem 15 anos de história no mercado educacional. O diferencial da rede Minds está na tríade: empatia com os alunos, tecnologia, e modelo único de planejamento financeiro/administrativo para os franqueados”, explica Leiza.
O modelo de franquia PP conta com investimento inicial a partir de R$ 69 mil, com prazo de retorno em até 18 meses e faturamento médio de R$ 35 mil, mensal. A taxa de franquia é de R$ 19 mil.
Priscila Goouvea de Andrade Ribeiro, Gerente de expansão da Minds Idiomas
“Fui a primeira da família da minha avó a fazer faculdade, justamente porque quis algo diferente. O ciclo que eles viviam me angustiava. Por isso busquei estudar, reter mais conhecimento para ter opções. Sou publicitária de formação e empreendedora desde que me conheço por gente. Sempre quis a minha independência e o meu dinheiro. A minha veia empreendedora sempre foi latente. Mesmo na faculdade, eu precisava trabalhar, e comecei a trabalhar com quadrinho (HQs), para Marvel, DC e outras editoras. Trabalhava em média 18 horas por dia, o que afastava meu sonho de ser mãe. Quando eu decidi realizar o sonho da vida materna, procurei um outro negócio para empreender e foi aí que a Minds entrou na minha vida. Lá se vão 12 anos por aqui e esse ano de 2023 fui agraciada com o convite da Leiza, CEO da Minds Idiomas, para ser gerente de expansão. Não poderia tá mais feliz! Devolver e demonstrar o amor e a realização que essa empresa sempre me proporcionou. Quero que outras pessoas sintam a realização financeira e principalmente o acolhimento que eu senti quando entrei”, ressalta Priscila, Gerente de expansão da Minds Idiomas.
No estilo de franquia Quiosque, o empreendedor pode investir com a taxa de franquia de R$35 mil, ter um faturamento mensal de R$ 35 mil, com uma liquidez de 20 a 40%, com um prazo médio de retorno de 24 meses.