Pequenas e médias cidades do Brasil se tornaram polos de empreendedorismo e se destacam do eixo Rio-São Paulo
Nesta entrevista Alécio Cavalcanti, CEO da UbisCar, aplicativo de mobilidade urbana conhecido como o Uber do interior, aponta o crescimento das pequenas e médias cidades brasileiras e relaciona as vantagem para um empreendedor investir no interior do país.
Quais as principais razões para esse atual olhar dos empreendedores
com maior ênfase para as cidades do interior do Brasil?
Alécio Cavalcanti: As cidades interioranas do Brasil concentram um
potencial de consumo de quase R$ 3,1 trilhões – cerca de 55% do total no
país, segundo o estudo IPC Maps 2022. Não à toa, o interior vem sendo a
aposta de empreendedores na hora de abrir negócios e franquias.
Empreender fora das grandes cidades é benéfico não só para o
crescimento do país como um todo, mas também pelo leque de
oportunidades. As cidades interioranas muitas vezes são mais carentes em
relação a serviços de qualidade.
Em cidades do interior os custos fixos de aluguel de imóvel e mesmo
de mão de obra são mais baixos?
Os custos de aluguel e de outras despesas, como água e luz, tendem a ser
mais caros em cidades grandes, devido à maior demanda. Logo, manter
um negócio no interior envolve menos gastos ao fim do mês. A faixa de
salários pagos aos funcionários também segue a regra e fica abaixo do que
é pago nas capitais, levando em consideração o custo de vida.
A carência de serviços de qualidade nessas localidade também tem
um peso?
Dependendo do perfil de negócio, é possível que não haja sequer um
concorrente na cidade. Enquanto cidades maiores oferecem uma ampla
concorrência, cidades interioranas dão aos empreendedores a chance de
se destacarem e se tornarem referência na região, oferecendo serviços
mais assertivos e com maior qualidade.
A proximidade maior com os clientes pode ser mais um diferencial?
Essa é outra vantagem que pode passar despercebida. A proximidade
maior que o empreendedor tem com os seus clientes, já que em cidades
menores é mais comum conhecer os vizinhos e criar laços. Aos poucos,
cria-se confiança e a fidelização dos consumidores ocorre de forma
natural.
Ocorre menos rotatividade de mão de obra em cidades do interior?
Assim como é mais fácil estreitar laços com a vizinhança, também é mais
fácil reter colaboradores, inclusive porque há menor concorrência nas
contratações. Logo, se o empreendedor e seus funcionários mantêm um
bom relacionamento, dificilmente eles irão querer sair da empresa.
Qualidade de vida em cidades do interior também deve ter um peso
significativo?
Sem dúvida, uma das vantagens imensuráveis em longo prazo é a
qualidade de vida alcançada por quem aposta em cidades do interior. Com
pouco ou nenhum trânsito, menos poluição e índices menores de
criminalidade, a vida no interior consegue proporcionar uma calma e
segurança que as metrópoles estão longe de ter.