O mundo dos negócios está cada vez mais feminino

Advento do Dia do Empreendedorismo Feminino mostra a tenacidade das mulheres no mundo dos negócios

Apesar das inúmeras barreiras enfrentadas, as mulheres empreendedoras continuam a florescer. De acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, 34,8% do total de empreendedores no Brasil, são mulheres, totalizando 10,3 milhões de empreendedoras. Esse crescimento é a prova de como o poder da mulher pode abrir caminhos em todos os cenários.

Histórias de mulheres que superaram desafios de gênero são importantes fontes de inspiração. Elas não apenas demonstram a resiliência feminina, mas também servem como exemplo para outras mulheres que desejam trilhar caminhos semelhantes. Sendo assim, convidamos 6 empreendedoras de sucesso para compartilhar suas trajetórias e assim, servir de impulso para quem também busca ter um espaço no empreendedorismo.

Busca por representatividade feminina no setor de eventos

Tereza Santos (foto) é formada em Publicidade, com especialização em Gestão de Relacionamento com o Cliente e possui um MBA em Gestão Empresarial. Iniciou sua trajetória na Sympla como Diretora de Operações, desempenhando uma função distinta tanto para liderança das operações internacionais quanto para garantir a excelência no suporte e na experiência do cliente.

A partir de setembro de 2020, Tereza ascendeu ao C-Suite, ocupando o cargo de Diretora de Serviços na Sympla. Em 2021, assumiu a posição de CEO da Sympla, anteriormente ocupado por Rodrigo Cartacho. A executiva aceitou a proposta e passou a liderar a plataforma online de eventos. Hoje está à frente de 250 colaboradores e cerca de 30 mil eventos simultâneos à venda na plataforma. Com Tereza à frente da cia, a Sympla ganhou o Jacaré de Ouro e Bronze na categoria Serviços de Solução na Web e Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias, pelo Prêmio Caio em 2021.

No ano passado, levou mais três prêmios Caio, dois de Responsabilidade Social para Fornecedores de Eventos e um de Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias. Além disso, foi nomeada pelo veículo Bloomberg Línea na lista das 500 pessoas mais influentes da América Latina em 2022 e 2023, e também em 2023, foi listada pela Forbes, entre os 10 melhores CEOs do Brasil. “O setor de eventos tem pouquíssima representatividade feminina.

Atualmente, no cargo que ocupo, estou dedicada a buscar maneiras de oferecer maior visibilidade a tantas outras mulheres com quem colaboro. Na área de eventos, por exemplo, eu sou a única CEO mulher”, explica Tereza.

Visão de quem começou no mercado de beleza
A visão de quem começou no mercado da beleza Michelle Wadhy e Márcia Queirós, fundadoras da Fast Escova, se conheceram em 2009 quando trabalhavam na Avon. Em 2017, se tornaram sócias de um instituto de formação que oferece cursos livres na área de beleza. Trabalhando no segmento e vivenciando uma vida corrida, as duas amigas viram uma dor que muitas mulheres passam: não conseguir encontrar agenda livre nos salões de beleza. Percebendo essa defasagem no mercado, Michelle e Márcia criaram o conceito de serviços de cabeleireiro em formato Fast, em que não há necessidade de marcar horário, sem corte, coloração, só com escovas. Assim, surgiu a Fast Escova.

O modelo foi desenhado no formato de franquia e hoje conta com mais de 200 unidades em todo o Brasil, com serviços ágies, sem hora marcada e preço justo. Com o background em educação, Márcia e Michelle utilizam dessa expertise para ensinar e profissionalizar ainda mais todos os seus colaboradores e franqueados. Hoje, cinco anos depois, além de escovaria, serviço de maquiagem, unha e sobrancelhas, a Fast Escova entrou no mercado de cosméticos.

Com marca própria, oferece produtos de beleza, que vão desde batons, produtos para o cabelo e uma linha de produtos nutracêuticos. Para as amigas, empreender sempre foi um sonho. “Nosso propósito sempre foi prosperar, sermos donas do nosso negócio, donas do nosso dinheiro. Agora, nosso foco é auxiliar mais mulheres a serem donas do seu próprio tempo com um serviço ágil e de qualidade. Além disso, com mais de 200 lojas espalhadas por todo o país, nosso foco é também auxiliar mulheres a serem donas do próprio negócio”, comenta Márcia.

Quando o sonho de empreender vira realidade

A carioca Glaucia Costa viu na Di Santinni, top 3 das maiores varejistas de calçados multimarcas do país, a oportunidade de ver o seu sonho de empreender ganhar vida. Há 1 ano ela é responsável por fazer a gestão da franquia da loja localizada no Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, e vem dando tão certo que recentemente abriu mais uma franquia da marca no Shopping Internacional de Guarulhos, em São Paulo. “Sou muito realizada por trabalhar fazendo o que gosto e não hesitei assim que surgiu a oportunidade de adquirir a franquia da Di Santinni, e hoje consigo ter o ganho proporcional ao meu esforço. Consegui transformar o meu sonho em realidade”, destaca.

Ela no entanto afirma que empreender é um desafio constante e que é muito difícil se desligar completamente do trabalho, e que fazer a gestão financeira e a de seus colaboradores são tarefas desafiadoras.

Amigas de infância que viraram sócias
Há mais de 10 anos, as amigas Paula Raimo e Camila Piccini, que se conheceram aos seis anos de idade, quando estudavam juntas em São Paulo, tornaram-se sócias ao assumirem a feira Casar – evento lançado em 2001 em São Paulo – vendida pela fundadora, Vera Simão. “A Paula atuava como Gerente de Vendas em um espaço que recebia os eventos do meu blog ‘Say I Do’, em que eu compartilhava dicas sobre organização de casamentos”, explica Piccini sobre a escolha de convidar Raimo para embarcar com ela no projeto.

Juntas, fizeram da feira uma marca que oferece um produto digital, uma plataforma de listas de casamentos convertidas em dinheiro, o Casar.com, que conta também com o sócio Fabio Camillo. Desde que assumiram a empresa, o negócio já cresceu 34 vezes e o evento está em sua 21ª edição. “O mais gratificante de poder trabalhar com uma amiga, além do caráter, é a maturidade da divisão pessoal e profissional. Além disso, outros fatores potentes são a confiança e o comprometimento uma com a outra. Isso é gratificante. O fato de nos conhecermos há tempos permite abertura, transparência e humor em muitos assuntos que conseguimos conduzir com mais leveza”, comenta Paula Raimo.

A perspectiva de quem começou por meio da tecnologia

Iona Szkurnik é carioca e psicóloga, e por um longo período trabalhou no Governo do Estado do Rio de Janeiro à frente de Projetos Estratégicos focados em desenvolvimento social e econômico. Quando se mudou para Califórnia para estudar Política, Organização e Liderança em Educação em Stanford em 2013, Iona trabalhou no primeiro time que montou a então plataforma de online learning da universidade e desde então se estabeleceu como executiva de Educação e Tecnologia no Vale do Silício em startups B2B. Em 2018, Iona teve a oportunidade de fundar o Brazil at Silicon Valley, organização da qual é membro-fundadora.

Vendo de perto as evoluções da tecnologia e o nascimento da Inteligência Artificial, a especialista em Inovação em Educação decidiu fundar a Education Journey, que utiliza IA para fornecer educação corporativa para empresas dos mais variados segmentos e tamanhos, com foco em cada colaborador e em seus principais pontos de melhoria. Hoje Iona atua 100% na parte estratégica e operacional da empresa.

Além de empreendedora, Iona é mãe de dois filhos e sempre destaca em seu discurso os desafios de conciliar a vida pessoal e profissional. Iona é ganhadora do prêmio de inovação em StartUp em Educação pela Fundação Lemann e mentora de empreendedores no Brasil.

“Me sinto feliz e realizada em perceber que a partir de uma ideia foi possível impactar milhares de pessoas. A educação sempre foi um ponto de partida para mim e poder empreender pensando em um futuro melhor e transformando a mão de obra do nosso país, me traz a sensação de estar fazendo meu dever”, diz Iona.

Franquias comandada por mulheres
A Pampili, marca de lifestyle feminino infantil, destaca-se por sua significativa contribuição para o empreendedorismo feminino. Com 90% de suas franqueadas sendo mulheres, a marca não apenas cria produtos encantadores para as pequenas, mas também proporciona oportunidades para mulheres em diversas comunidades. Esta iniciativa reflete o compromisso da Pampili em promover a diversidade e capacitar mulheres a alcançarem o sucesso nos negócios.

“No Dia do Empreendedorismo Feminino, celebramos a força e a resiliência das mulheres que lideram e inspiram empreendimentos ao redor do mundo, e é gratificante saber que a Pampili inspira desde as meninas, com nossos produtos, à mulheres adultas, estando à frente de nossas franquias pelo país inteiro”, destaca Maria Colli, fundadora da Pampili.

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