O poder de um sorriso

Carla Sani Sorridents

Carla Sani Sorridents

 

Carla Sarni nasceu na pequena cidade de Pitangueiras, interior de São Paulo. Ela e mais dois irmãos viviam com a mãe, separada do marido, que trabalhava de cabelereira na própria sala da sua casa. 

Todos os dias da semana, mais nos sábados e domingos, era um entra e sai de gente sem parar para fazer alguma coisa nos cabelos.
Ainda menina, com um sorriso no rosto, Carla vendia carretéis de linha na frente de um supermercado para ajudar nas despesas da casa. Nunca parou de estudar e passou em odontologia na Universidade Federal de Alfenas (MG). Para sustentar o estudo, sempre com um sorriso no rosto, vendia água e roupas nos corredores da própria faculdade.

Se formou e começou a levar o seu sorriso a milhares de pessoas.
A Dra. Carla Sarni comanda hoje a Sorridents, a maior e a mais premiada rede de franquias de odontologia, perto de alcançar 500 unidades espalhadas em todo o país.
Antes de ser empreendedora, a Dra. Carla trabalhou em diferentes consultórios. O local que mais marcou ela foi na Vila Cisper, zona leste de São Paulo. Um sábado, depois das 8 horas da noite, quando fechava o consultório, chegou um rapaz e disse que estava com muita dor de dente, mas que estava desempregado e sem nenhum dinheiro no bolso.

Ela abriu o consultório, preparou toda a sala e atendeu o rapaz.
Depois de alguns meses, esse mesmo rapaz virou pastor numa igreja na mesma região do consultório. Aos domingos, volta e meia, o pastor pregava que todos precisam ajudar o próximo.

Nessa passagem ele sempre lembrava da doutora que o atendeu no momento que mais precisava. Na semana seguinte após essa fala do pastor o consultório da Dra. Carla tinha fila.
Logo a Dra. Carla percebeu que tinha de abrir o seu próprio consultório.
Primeiro comunicou ao dono do local onde trabalhava desse seu interesse. Ele ofereceu para ela o espaço e os clientes em carteira.

Topou e em 12 meses saldou essa dívida. Depois abriu um novo espaço e chamou
uma amiga para trabalhar. Assim começou a se formar a rede Sorridents.
Tudo ia bem, mas em 2009 bateu uma forte crise. O empréstimo de nome Proger, não seria mais renovado com as mesmas taxas. O que foi oferecido era inviável. Para não aumentar mais as dívidas e pagar o salário de dezembro e mais o décimo terceiro salário, chamou o marido para uma conversa.

Isso depois de convencer ele a largar a segura carreira no exército, onde tinha salário fixo todo mês, cursar odontologia e trabalhar
junto com ela no consultório. “Amor, temos que vender a casa para pagar dívidas” revelou. E a casa foi vendida.
Os meses passavam e a situação não melhorava. Ai só restava vender a própria empresa para a principal concorrente.

Mas um encontro casual com a empresária Luiza Helena, do Magazine Luiza, mudou o rumo da Sorridents. Carla contou sua história para a Luiza Helena. Ela ouviu e perguntou: você quer vender a empresa?. Carla respondeu: “não”.

Ai a Luiza Helena pegou o telefone e ligou para o Banco do Brasil. Saiu um empréstimo de R$ 23 milhões, recursos que seriam canalizados para ampliar a rede da franquia Sorridentes.
Antes de aplicar esse dinheiro, a Dra. Carla foi fazer uma pesquisa nos consultórios de odontologia nos Jardins, a região mais rica de São Paulo, para ver desde as instalações até o atendimento.

Percebeu que tudo era lindo e ficou impressionada com o brilho dos pisos de cerâmica No final da pesquisa, disse para ela mesma: vou fazer o mesmo, até melhor, mas vou cobrar um preço acessível, aceitar parcelamento em até 36 vezes meses
se for preciso”. Fez isso.
Hoje a rede Sorridents é um sucesso em todo o país e possibilitou a criação do Grupo Salus que agora abriga três novas redes de franquias: a GiOlazer ( depilação, estética e beleza) junto com a atriz Giovana Antonelli, que é sócia; a Olhar Certo ( clínicas oftalmológicas) e Amo Vacinas ( distribuição e aplicação de vacinas).

A meta para o ano que vem é alcançar 1 mil unidades nas quatro redes de franquias.
Em poucas palavras, a Dra. Carla Sarni, resume toda a sua jornada de  empreendedora e verdadeira “influencer”: “Fiz muito bem em atender aquele rapaz, que virou pastor, com dor de dente e não tinha dinheiro   para pagar.

Mas acima de todas as estratégias, em todas as nossas unidades, queremos prevenir, cuidar, orientar, para que todos tenham
uma vida de qualidade, que é o direito de cada pessoa”.

Facebook
Twitter
LinkedIn