Vai que Dá! Confira o prefácio escrito por Beto Sicupira para o livro #VQD.
Há 15 anos apoio a Endeavor a disseminar no Brasil a ideia de que empreendedores precisam de sonhos grandes para avançar com seus negócios e entregar valor para a sociedade. Fico muito feliz de ver que essa etapa do trabalho foi concluída com êxito: o conceito do sonho grande colou e temos um número cada vez maior de pessoas dispostas a empreender com alto impacto no país.
As historias que você lerá nas próximas páginas mostram, no entanto, que ter um sonho grande não basta. A capacidade de execução e de botar pra fazer do empreendedor, tirando do papel aquela visão que foi vendida para todos, é tão ou mais importante do que o sonho em si. Se o sonho é o que tira o empreendedor da cama e contagia as pessoas, são os pequenos passos que o transformam em realidade.
Pensando nisso, gostaria de dividir com você alguns pensamentos, resultado de experiência própria e observações, que podem servir a quem quer construir alguma coisa grande.
1. Arranje alguém para te ajudar
Sozinho você não vai conseguir nada. Para aumentar suas chances, é preciso escolher os parceiros certos e que complementem as suas fraquezas. Divida com os outros para ter mais bases para multiplicação. E não se esqueça que as pessoas valem pelo que fazem e não pelo que conhecem ou como se apresentam.
2. Desenhe um mapa do caminho para chegar lá e divida-o em pedaços
Acho que o melhor é olhar para diferentes horizontes de tempo: o de 10 anos é o sonho grande, uma referência para dar energia para você e seu time; o de 3 anos é o business plan, que serve para ter um caminho; e o de 1 ano é o orçamento, que vai dizer o que você precisa fazer amanhã.
Quando estiver chegando no sonho, é hora de arrumar outro.
3. Faça as pequenas coisas bem feitas, tenha paixão pela excelência
As grandes empresas são sempre a soma de um milhão de pequenas. Cuidar dos detalhes vai permitir você fazer o grande bem feito. Isso é um hábito que precisa ser cultivado sempre.
4. Ao crescer, nunca deixe seu negócio virar uma empresa grande
A empresa grande é aquela onde não se perde tempo com coisas pequenas ou detalhes, mas o negócio bom e grande é feito de um milhão de detalhes! Depois de um certo tempo as ações de grande impacto vão começar a rarear e você dependerá da soma de muitas pequenas coisas para ter algum impacto. No fim do dia, despesa e investimento são literalmente iguais. Lembre:-se se você não fizer isso e nem der valor, ninguém de sua empresa o fará.
5. Prepare-se para falhar e continuar insistindo
Você vai errar. Por isso, erre rápido, seja original nos erros e aprenda a lição para que os mesmos erros não voltem a acontecer. Conserte logo, e se precisar, mude a estratégia: muitos negócios de sucesso planejavam ser outra coisa ao iniciarem e souberam mudar.
6. Copiar é a maior inovação
Temos uma grande vantagem ao começar um negócio no Brasil. No nosso mercado, podemos copiar melhorando uma iniciativa que já existe em economias mais maduras. Por isso, antes de inovar, veja se não dá para copiar: pesquise outras indústrias e outros países e traga o que você aprender para a sua. Se não tiver jeito, invista em pesquisa e desenvolvimento, mas suas chances serão mais remotas. Tenha orgulho de copiar, melhorando coisas que já existem!
7. Gaste menos que seus concorrentes e trabalhe mais que eles
A paixão pela excelência o levará a ser o mais produtivo da sua indústria, mas cuidado! Não se compare com sua concorrência, ou no máximo você será só um pouquinho melhor do que eles.
E, por último: lidere por seus exemplos e não por suas palavras. O seu legado como empreendedor está nas coisas que você fizer todos os dias para transformar seu sonho grande em um negócio que emprega pessoas, paga impostos e contribua para o desenvolvimento do país.
Por Beto Sicupira – Prefácio extraído do livro #VQD