A revolução digital chegou, e faz tempo que a gente escuta isso. No início dos anos 2000, a internet era um universo recém-descoberto, com muito a ser explorado, no entanto, as inovações vieram de maneira gradativa, aos poucos, até serem “empurradas” pela mais recente avalanche mundial chamada de Coronavírus.
A pandemia, que se instalou mundialmente, tornou as doses de tecnologia, antes homeopáticas, em doses cavalares. Não tem mais volta! A internet e o mundo dos negócios deram passos largos nos últimos seis meses, muito evidenciados pela forma de comunicar. Se o estabelecimento ficou fechado por conta das recomendações de isolamento e distanciamento social impostos pela quarentena, mas ainda assim necessitava garantir renda e faturamento, viu na internet um porto para ancorar o seu barco.
Em seis meses, os negócios no mundo virtual expandiram. Quem não estava na rede, tratou de migrar e de encontrar no www mais um apoio para o seu faturamento. Nesse curto período de tempo, estima-se que o marketing digital tenha dado um salto entre 10 e 20 anos, estar na internet adiantou o processo da transformação digital que já estava acontecendo, e vai ser muito mais evidente daqui para a frente.
Ter um site e marcar presença na internet, por exemplo, não é mais algo facultativo. É condição sine qua non. Hoje, mais do que nunca, todos os canais devem ser explorados, numa maneira quase que híbrida de fazer negócios. Não estou dizendo aqui que devemos ser reféns da internet, mas sim, utilizar todos os meios possíveis para comunicar cada vez mais, de maneira efetiva, nossos negócios, pois, o boca a boca do passado encontrou na internet um lugar confortável para chamar de seu. O rádio, o jornal, a TV, seguem sendo meios de comunicação que contam com prestígio, mas até eles mesmos expandiram sua atuação e apoiam suas ações, independente da linha editorial que sigam, em seus departamentos comerciais, oferecendo ao seu cliente e, consequentemente ao público-alvo, um combo de estratégias para aproximar cada vez mais o interlocutor do consumidor, seja ele de produtos ou de informação.
Por conta disso, transformação digital tornou-se sinônimo de sucesso ao aliar às estratégias já utilizadas pelas empresas, aprimorando-as e atualizando-as, levando a forma de fazer e conduzir negócios a um outro patamar.
Nos últimos anos, a internet cresceu 70% no Brasil, vendo seu acesso por meio dos aparelhos celulares disparar, é inevitável e um caminho sem volta. O brasileiro tem no seu telefone o seu melhor amigo, seja para fazer ligações, enviar e receber mensagens, guardar informações importantes, consultar agenda, fazer pesquisas e também como uma forma de entretenimento por meio dos mais diversos aplicativos que promovem a convivência virtual, sem deixar de lado as conveniências oferecidas, como os deliveries.
Graças à pandemia, e estamos vendo o copo meio cheio aqui, as reuniões em ambiente virtual começaram a fazer parte da agenda dos empresários, até mesmo dos mais avessos à tecnologia, uma vez que elas encurtam distâncias e poupam tempo. E em dias atuais, tempo, que é algo que não se recupera, ninguém quer perder!
A velocidade da informação aumentou e longe é lugar que não existe, muito por conta da internet. E foi aí que o marketing digital se sobressaiu e se antes era visto como coadjuvante, ganhou papel principal. Ao longo dos meus mais de 14 anos de atuação, vi muitas empresas fecharem por não terem se adequado ao meio online e, muitas vezes, por não terem apostado no marketing digital ou não terem executado de maneira correta. Sim, é um trabalho feito por profissionais, que podem sanar problemas ocultos e trazer à tona resultados positivos e de sucesso, se as ferramentas certas forem aplicadas. Atualmente, o marketing digital não é só algo para angariar clientes, mas sim para fazer a diferença perante o seu público e para o seu concorrente e torná-lo referência naquilo que faz.
Com as estratégias certas, conhecendo o seu público, o marketing digital é capaz de alcançar aquilo que você almeja para o seu negócio, atraindo visibilidade e chegando ao seu cliente com mais assertividade, promovendo negócios e destacando você entre os seus concorrentes.
*Cr. Andrade é CEO da Clikss Brasil, especialista em marketing digital com ênfase no planejamento estratégico e oferece serviços que possibilitam que as empresas prosperem e se diferenciem no mercado. Apaixonados por estratégias, a Clikss Brasil preza pela excelência no atendimento e na prestação de seus serviços, oferecendo soluções completas para gerar resultados para os negócios. Entre os serviços oferecidos estão a criação de sites, criação de marcas, SEO, Google Ads, Lojas Virtuais, Gestão de Mídias sociais e Hospedagem.