Em 1990, eu tinha 22 anos e atuava como professora concursada em uma escola municipal infantil de São José dos Campos. Até gostava do oficio, mas, sabia que não queria fazer aquilo pelo resto de sua vida. E, ao assumir uma turma um pouco mais difícil, decidi que já era hora de mudar de ares.
Pedi demissão e resolvi investir na paixão que tinha por cozinhar. Aluguei uma edícula na Av. Adhemar de Barros, região central de São José dos Campos e comecei a fazer tortas doces e salgadas, as mesmas receitas que eu e minha mãe costumávamos fazer para a família nos almoços de domingo. Era o início a Torteria Haguanaboka.
No comando de tudo, acordava às 7h para produzir as tortas, atender e vender no balcão. As receitas também eram próprias e, já naquela época, a famosa torta de frango com catupiry se tornou o carro-chefe da marca. No dia a dia fui aprendendo como empreender, galgando meu espaço e conquistando a preferência dos clientes. Em dois anos, a edícula ficou pequena e me mudei para um ponto comercial mais espaçoso, na Av. Nove de Julho, o qual mantenho até hoje.
Sempre primando pela qualidade, tanto nos produtos, com viés totalmente caseiro, sem aditivos químicos ou corantes, cheguei a ter duas lojas, após 10 anos de abertura da primeira, e um quiosque no shopping. Não deu certo. Precisei voltar dois passos no jogo, para um dia avançar de novo. Permaneci com a loja sede e uma segunda loja no Shopping Colinas. Procurei me especializar, padronizei a gestão das lojas e, em 2017, decidi iniciar o processo de franquia da marca.
A ideia surgiu pelo fato de eu não ter tido filhos. O desejo de passar o legado da marca, construída com tanto afinco, pra frente, falou mais alto. Hoje, a rede de franquias Torteria Haguanaboka é pioneira como franquia de’ tortas caseiras doces e salgadas no Brasil. Tem como principais diferenciais as receitas livres de conservantes, corantes ou aditivos químicos, além de um ambiente acolhedor e excelência no atendimento. Já possui cinco lojas operando no modelo de franchising.
A ideia agora é expandir para cidades com até 500 km de distância de São José dos Campos, onde está localizada a cozinha industrial, que produz toda a matéria prima das tortas comercializadas pelas lojas. As cidades com mais de 300 mil habitantes e grandes centros urbanos são algumas das que possuem potencial para receber a franquia.