Pequenas empresas movem a economia brasileira, atravessam obstáculos e ganham seu lugar ao sol. Esses nichos podem ser mais fáceis de gerir e conseguem alçar grandes clientes e objetivos.
O faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) de São Paulo aumentou, 3% de janeiro a novembro de 2011, de acordo com a pesquisa Indicadores Sebrae-SP. Em novembro do ano passado, houve aumento de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2010.
Segundo o Sebrae, pequenas empresas (até 100 empregados) correspondem a 77,3% do saldo líquido do mês de julho de 2012. O resultado mostra que micro e pequenas empresas continuam sustentando o mercado interno de trabalho brasileiro.
Uma dessas pequenas guerreiras é a Ks Kaixas que apesar de bem menos de 20 funcionários conseguiu fechar cases de sucesso durante a carreira. A empresa trabalha com caixas cartonadas decorativas e promocionais, durante o tempo de funcionamento já prospectou grandes marcas como Skol Sensations, Seda, Natura, Smirnoff, entre outros.
A Ks Kaixas como tantas outras empresas investiram numa boa gestão e assim conseguiram colher frutos. Estrategicamente falando, a empresa de caixas decorativas escolheu a sua posição no mercado, mas principalmente escolheu o que não se aproxima da sua missão.
Por ser de pequeno porte, a pequena empresa normalmente visa diferenciação no produto, oferecendo o serviço mais personalizável possível. As estratégias dentro dessas empresas são ecossistemas frágeis, todas suas atividades representam parte importante no objetivo final, logo se qualquer uma delas falhar pode levar ao fim do projeto.
Segundo informações do Caged, nos últimos 12 meses foram gerados 1,54 milhões de empregos formais por pequenas empresas no Brasil. Um crescimento de 4,09% comparados ao mesmo período, agosto de 2011.