Embora cautelosos, os empresários começam 2012 com otimismo. É o que constata a pesquisa Serasa Experian sobre Expectativa Empresarial, divulgada na quarta-feira (11). De acordo com o estudo, 82% das pequenas empresas estão revendo para cima a previsão de faturamento no primeiro trimestre deste ano, o que significa forte expectativa no aumento das vendas.
De acordo com Carlos Henrique Almeida, economista do Serasa Experian, o otimismo é maior entre as pequenas empresas, mais presentes nos setores de serviços e comércio. “Isso ocorre porque o governo vai estimular o consumo neste ano, usando o mercado interno para blindar o país dos impactos da crise global”, explica.
Segundo a pesquisa, 32% das pequenas empresas esperam aumentar os investimentos neste primeiro trimestre e 59% tiveram em 2011 faturamento melhor que em 2010. Com mais investimento e faturamento, 26% das pequenas pretendem ampliar o número de funcionários neste período.
Acontecimentos globais
No geral, a pesquisa aponta que 30% dos entrevistados esperam melhores condições de crédito (limites, juros e prazos) nos três primeiros meses deste ano. No último trimestre de 2011, o percentual era de 25%. Em relação a possíveis acontecimentos globais em 2012, como crises econômicas, catástrofes naturais ou guerras, 55% das pequenas empresas acreditam que sua realidade mudará para melhor, uma vez que o foco é o mercado interno.
O estudo analisa entrevistas feitas em dezembro com 1.015 executivos de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços) e instituições financeiras de portes pequeno, médio e grande.
Neste cenário de otimismo, a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti, assinala que a possibilidade de melhora no faturamento se torna real quando o empreendedor se capacita. Ela destaca que o Sebrae tem muito a oferecer para melhorar a gestão dos pequenos negócios. “O empresário bem capacitado possui mais condições de identificar oportunidades e de obter ganhos reais com elas. O preparo para a gestão também aumenta as chances de a empresa se tornar sustentável a médio e longo prazo”, ressalta.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial é construída a partir de levantamento estatístico, com uma amostra de mais de mil empresas representativas dos setores da indústria, serviços e instituições financeiras de todas as regiões brasileiras.