A Páscoa está chegando e a empresária Andressa Sandri já se prepara para aumentar as vendas. Formada em Engenharia de Alimentos, ela é proprietária da Sweet, empresa que há seis anos atua na capital de Mato Grosso do Sul. Para conhecer a tendência de mercado e novos produtos, a empresária fez cursos no Brasil e exterior.
No início, ela trabalhava apenas com doces em geral, mas, devido à grande procura nesta época do ano, resolveu apostar na variedade de sabor e estilo dos ovos de chocolate para atrair a preferência da clientela. “Estamos na nossa quarta Páscoa. A personalização e a qualidade dos ingredientes são o diferencial”, afirma. Um dos itens mais procurados são os produtos que têm como tema a Galinha Pintadinha, personagem do momento entre a criançada.
De acordo com sondagem do Sebrae em Mato Grosso do Sul, na capital, 86% dos proprietários de micro e pequenas empresas do setor afirmam que os clientes procuram por chocolates diferenciados. “No segmento de fabricação de ovos de Páscoa existe a forte concorrência com grandes marcas, no entanto, ações que atendam à demanda específica do cliente geram vantagens competitivas e auxiliam os pequenos negócios”, ressalta Ellen Doreto, técnica do Sebrae no estado.
Mais da metade dos empresários (62%) destaca que o diferencial do negócio está na produção artesanal e na qualidade da matéria-prima. A personalização também é citada por 23% dos entrevistados. Tânia Santana, que conduz desde 2006 os negócios da Chocofonte, na capital, conta que no ano passado começou a fazer ovos de Páscoa sob encomenda. “Tem de tudo. Pedidos com desenho de time de futebol, foto estampada com papel de arroz e clientes que querem pregar peças nos amigos”.
“O ideal é escutar o máximo de clientes possível para personalizar de acordo as necessidades existentes. Depois, devem ser criadas ações para divulgação em sites, blogs ou redes sociais; sempre utilizando fotos dos produtos para chamar atenção do público-alvo”, conclui Doreto.