Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Idea Maker, empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais e desenvolve produtos voltados para meios de pagamento e filantropia premiável, realizou um levantamento que aponta PIX como o meio de pagamento mais utilizado nas transações de aplicativos voltados para estas finalidades, movimentando mais de 300 milhões e representando 73% dos pagamentos realizados em 2023.
Com mais de 20 aplicativos e mais de 5 milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, a empresa é uma das principais desenvolvedoras de apps de sorteio no país. Disponibilizando o meio de pagamento instantâneo desde fevereiro de 2021, no primeiro ano de utilização já se notou uma grande mudança de comportamento de seus usuários, representando 33% das transações na plataforma. Desde outubro de 2021, o PIX passou a ser o meio de pagamento mais utilizado pelos seus clientes, quando alcançou mais de 50% das transações.
A modalidade deixou para trás métodos de pagamentos como cartões de crédito, débito e boleto na quantidade anual de operações. “O PIX ganhou popularidade no Brasil devido à sua velocidade, praticidade, baixo custo, segurança e diversidade de casos de uso, tornando-o uma escolha atraente para muitos brasileiros em comparação com métodos de pagamento mais tradicionais”, comenta Rafael Melo, Chief Operating Officer da Idea Maker.
Pouco mais de dois anos e meio após sua implementação, o meio de pagamento instantâneo brasileiro, mais conhecido como PIX, já se tornou o preferido dos brasileiros e atingiu 29% de todas as transações registradas em 2022, de acordo com o Banco Central. A Idea Maker começou a utilizar o modelo em larga escala menos de 80 dias após a liberação oficial do meio de pagamento pelo Banco Central, que ocorreu em meados de novembro de 2020.