Fundada por dois empreendedores – o argentino Pablo Ambram e a equatoriana Maritza Lanas – a AgentPiggy é a primeira plataforma de educação financeira na América Latina dirigida a crianças e suas famílias com o propósito de difundir hábitos positivos como poupar e gastar de forma responsável.
Pablo Ambram é economista da Universidad de San Andrés da Argentina. Em 2010, ele foi aceito pelo Founder Institute, onde teve a ideia do AgentPiggy. No ano seguinte, Pablo se uniu a Maritza Lanas, equatoriana com MBA pela Universidad de Palermo na Argentina, para desenvolver o negócio. Em 2011, a AgentPiggy foi selecionada pela Start-Up Chile e ganhou um subsídio de 40 mil dólares para desenvolver o produto. A esse reconhecimento se somaram o Concurso Movistar Innova e o Desafio BBVA Innova 2011.
No começo de 2012, o AgentPiggy ganhou o prêmio Wayra e, na metade do mesmo ano, outros reconhecimentos como “Startup do ano no Chile” e o terceiro lugar na competição “Startup do ano na América Latina”, ambos os prêmios foram dados pelo portal de tecnologia “The Next Web”. No começo de 2013, AgentPiggy foi eleita como a startup mais promissora da América Latina pela revista AméricaEconomia.
Neste ano, a empresa trabalha com o lançamento do produto “AgentPiggy Schools”, um programa de educação financeira para escolas com o objetivo de ajudar os estabelecimentos educacionais e seus professores a compartilhar conhecimentos teóricos de finanças e disseminar hábitos financeiros saudáveis aos alunos. Atualmente, mais de 500 crianças do Chile têm aulas de educação financeira com a metodologia AgentPiggy. A AgentPiggy também anunciou a expansão de suas operações em outros países da América Latina. E o Brasil foi o primeiro país escolhido para o crescimento, criando parcerias para a distribuição dos seus produtos para empresas e escolas. www.agentpiggy.com