Potencia Ventures e Artemisia lançam trilha que prepara empreendedores de impacto para o mundo dos investimentos

Ao final da jornada, até cinco negócios passarão por um processo de diligência com potencial de receber investimento entre US$ 100 mil e 500 mil da Potencia Ventures

Com o objetivo de qualificar empreendedores de impacto para estarem aptos a acessar capital de forma mais estratégica – um dos principais desafios da jornada empreendedora –, a Potencia Ventures, grupo de investimento focado em negócios de impacto social, e a Artemisia anunciam o lançamento do Potencia UP: Preparação para Investimentos de Impacto. Gratuita, a iniciativa vai selecionar 200 negócios de todas as regiões do Brasil, priorizando participantes com marcadores de diversidade como gênero, raça, território, idade, orientação sexual e pessoas com deficiência. Ao final da formação, serão identificados cinco negócios-destaque com potencial para receber investimento e acompanhamento da Potencia Ventures.

Nesta edição, o Potencia UP busca negócios de impacto com soluções voltadas à educação e ao futuro do trabalho, liderados por empreendedores comprometidos com a redução das desigualdades, a promoção da equidade e o fortalecimento de trajetórias educacionais e profissionais saudáveis.

Nesse contexto, estão qualificados negócios que contribuam para ampliar o acesso e a inclusão social na educação – iniciativas que reduzam  barreiras socioeconômicas e geográficas, tornando a área mais acessível a diversos públicos, especialmente os historicamente marginalizados –; transformar a experiência de aprendizagem por meio de abordagens inovadoras e tecnologias que tornem o ensino mais dinâmico, personalizado e engajador, respeitando o ritmo e os interesses de cada estudante; e que preparem pessoas para o futuro do trabalho via soluções que promovem a qualificação técnica e o desenvolvimento de competências comportamentais, conectando profissionais às novas demandas do mercado e criando pontes reais entre educação, empregabilidade e geração de renda.

Os critérios de seleção envolvem elementos como maturidade de negócio (negócios de impacto com operação em estágio de validação, tração ou escala); modelo de negócio, temática (eixos educação e/ou futuro do trabalho); intenção de captação nos próximos 12 meses; diversidade entre fundadores e/ou membros do time; e tipo de organização (empresa privada com fins lucrativos e CNPJ ativo).

A jornada formativa é composta por três fases e combina capacitação em investimentos, mentorias especializadas e apoio na fase de diligência. No primeiro momento, 200 negócios serão selecionados para participar da trilha de capacitação composta por aproximadamente oito horas de conteúdo digital – prático e acessível, produzido por especialistas em empreendedorismo e investimento –, e atividades práticas com temas como product market fit, modelagem financeira, pitch deck, planejamento de captação, estratégias de negociação e captação de recursos.

Os participantes também terão acesso a uma comunidade exclusiva onde poderão trocar experiências e conectar-se com outros empreendedores e mentores, além de contar com um chat baseado em IA, desenvolvido a partir dos próprios conteúdos da trilha, para tirar dúvidas específicas e acelerar o aprendizado. Ao final desta etapa serão selecionados os empreendedores que avançarão na trilha.

A fase dois – que envolve até 20 negócios destaques – trará mentorias e acompanhamento individualizado com ênfase nos principais desafios apresentados durante a etapa de capacitação. Essa fase visa fortalecer as estratégias de crescimento, a estruturação dos modelos de negócio e a preparação para o acesso a investimentos, conectando os empreendedores dos negócios selecionados a uma rede qualificada de mentores. Na última etapa, até cinco negócios que apresentaram potencial de investimento direto passarão por um processo de diligência com acompanhamento da Artemisia e Potencia Ventures para potencial recebimento de investimento entre 100 mil e 500 mil dólares.

Para que o negócio possa ser considerado no processo de seleção das fases 2 e 3, é obrigatória a participação ativa de pelo menos um sócio durante a etapa inicial (capacitação). A presença dos fundadores é um critério essencial de elegibilidade e o avanço para as próximas etapas dependerá, ainda, da avaliação de desempenho e do atendimento aos critérios da iniciativa.

“Há quase duas décadas de atuação da Artemisia no ecossistema de impacto, temos ouvido sobre os desafios relacionados a investimentos tanto por parte dos investidores – como a Potencia Ventures – quanto por parte de empreendedores que querem transformar o país. E o diagnóstico: há capital disponível, mas a porta só se abre para quem chega verdadeiramente preparado. Entre os desafios estão a baixa fluência financeira; pouca familiaridade com os documentos demandados por esse tipo de operação e com termos e processos de investimento; e networking limitado para acessar investidores. Com esse diagnóstico em mente, pudemos desenhar uma metodologia de investment readiness (preparação para investimento) completa e acessível a empreendedores de todas as regiões do Brasil. Ao escalar esse conteúdo, queremos ampliar o número de negócios prontos para receber investimento e destravar o crescimento que o campo de impacto tanto demanda”, aponta Priscila Martins, codiretora-executiva da Artemisia.

A executiva acrescenta que a Artemisia é especialista em desenhar metodologias de desenvolvimento a negócios de impacto. “Com mais de 800 empreendimentos apoiados, acumulamos essa expertise de traduzir as dores dos empreendedores em iniciativas de apoio. No Potencia UP, a metodologia foi desenhada para que o conhecimento fosse democrático e verdadeiramente útil. Esperamos instrumentalizá-los para que passem a acessar capital e tomar decisões cada vez mais estratégicas para seus negócios”, afirma.

Itali Collini (foto em destaque), diretora da Potencia Ventures no Brasil, comenta que em 2023 foi realizado o primeiro piloto do Potencia UP, uma comunidade de benefícios para empreendedores diversos atuantes em educação e futuro do trabalho, que já incluía workshops da Artemisia.

A primeira iniciativa selecionou 20 startups com impacto em educação ou empregabilidade que tinham, pelo menos, um MVP (mínimo produto viável). Todas essas empresas passaram, durante um ano, por uma comunidade de benefícios e integração para construção de capital financeiro, intelectual e educacional, incluindo aulas de inglês, mentorias coletivas e individuais, conexão com investidores e apoio na estruturação da rodada. Ao final de 2023, a Potencia elegeu dois dos Fellows para investimentos estratégicos.

A primeira investida, revelada no início de 2024, foi a fintech Trampay, banco digital que oferece soluções financeiras para entregadores. Em 2025, a Potencia Ventures finalizou as negociações e investiu também na UpMat, principal edtech de competições acadêmicas saudáveis da América Latina.

“Investimos em duas empresas da primeira turma e validamos essa estratégia que é, ao mesmo tempo, suporte ao ecossistema de empreendedores de impacto e funil de investimentos para nosso portfólio. Todos os aprendizados do piloto estão sendo refletidos nessa nova edição, em que trouxemos a Artemisia como parceira integral. Com o time e expertise da organização, ampliamos a abrangência da iniciativa, oferecendo conteúdo introdutório relevante para 200 startups na primeira fase. Estamos muito felizes em poder aumentar o escopo do programa e capacitar muito mais empreendedores de todo o Brasil com conhecimento tático e prático em product market fit, mensuração de impacto, gestão e modelagem financeira e captação de investimento de venture capital. Sabemos do diferencial do Potencia UP em relação aos programas tradicionais de apoio à fundadores e esperamos encontrar os ‘diamantes brutos’ certos para investirmos e trabalharmos juntos”, completa Itali Collini.

Potencia UP: Preparação para Investimentos de Impacto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – especialmente o ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e o ODS 10 (Redução das desigualdades), contribuindo para construir soluções com impacto real na vida de milhares de pessoas. As inscrições estão abertas até 2 de junho de 2025 e podem ser feitas no link.

SERVIÇO:
Potencia UP: Preparação para Investimentos de Impacto
Inscrições: de 8 de maio a 2 de junho de 2025, no link.
Público-alvo: negócios de impacto em educação e/ou futuro do trabalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn