Preferência pelo “whats” nas compras online chega a 31%

Ferramenta está em 99% dos celulares do país e os clientes buscam por atendimento humanizado

De acordo com pesquisa “E-commerce Trends 2024”, 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês. E, em relação ao canal de atendimento, o WhatsApp é meio de comunicação preferido por 31% dos entrevistados em todo o Brasil. “Por isso, é extremamente importante que as empresas, de todos os portes e segmentos, se atentem às estratégias ligadas ao WhatsApp. Explorem essa oportunidade de interação com o cliente com humanização e personalização para fidelizá-lo”, ressalta Rafael Jakubowski (foto), especialista em marketing e gestão comercial.

O especialista acrescenta que o aplicativo está presente em 99% dos celulares do País e tornou-se uma das mais potentes ferramentas de comunicação com o cliente e de vendas. “Apesar da inteligência artificial e de tantas outras ferramentas facilitadoras, os consumidores querem ser atendidos por pessoas quando se trata de WhatsApp, desejam falar com alguém, obter opiniões. Esse é o perfil de quem busca atendimento humanizado pelo aplicativo e que efetivamente compra. É o que chamo de Concierge Commerce”, explica Jakubowski.

Estratégias para aumentar vendas
Uma das principais estratégias, segundo o especialista, para aumentar as vendas online e conquistar além da lealdade do consumidor, ainda mais clientes, é criar um bom programa de indicação, atrelando como benefício para quem indicar, o famoso ‘cashback’. “Isso aumenta instantaneamente a fidelização dos clientes atuais, porque eles vão ganhar dinheiro para gastar na loja numa próxima compra, estimulando-os a isso. E, ainda, conquista novos clientes pela indicação, o que torna hoje os negócios muito mais rentáveis”, complementa o especialista.

Para ser ter uma ideia do potencial desse recurso, de acordo com um estudo realizado pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), 55% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras em lojas que oferecem o cashback como benefício.

Sobre Rafael Jakubowski
É master em marketing e gestão comercial pela Business School São Paulo e empresário com know-how de quase 20 anos com tecnologia e marketing estratégico para vendas online. Fundou uma das agências de marketing digital mais tradicionais do Brasil, a Sanders Digital, foi executivo de grandes empresas na área de Marketing & Vendas e, atualmente, presta consultoria como “CMO as a Service” e realiza treinamentos para equipes de vendas conquistarem alta performance em suas vendas pelo WhatsApp.

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