O prêmio foi instituído para incentivar e estimular o mercado dando exposição e cobertura às operações de captação de recursos nas empresas que se destacarem por sua relevância e por sua inovação.
O prêmio criado este ano vem em um momento importante da economia brasileira. De acordo com o índice ICFO – Saint Paul Escola de Negócios | IBEF-SP, divulgado no segundo trimestre, a principal fonte de recursos das empresas tem sido manter dinheiro em caixa e capital próprio (Equity), típicos de cenários de crise. Essa postura deve-se à expectativa das empresas de aumento dos custos do endividamento para os próximos 12 meses, podendo sinalizar uma diminuição do volume de dívidas (Debt).
O novo prêmio do IBEF está dividido em três categorias: Operações de emissão de títulos de dívida (Debt); Operações de ações (Equity) e Operações de fusões e aquisições (M&A). As empresas participantes, cujas operações sejam consideradas as melhores da sua categoria, serão premiadas com ‘Placas Comemorativas de Mérito’. Dentre essas três, uma será escolhida como a melhor operação financeira do ano, e receberá uma escultura representativa de autor.
Segundo o presidente do IBEF-SP, José Claudio Securato, serão avaliados critérios de complexidade da transação, inovação, dimensão e relevância, amplitude de mercados e jurisdições envolvidas, distribuição, impacto da operação no mercado; criação de valor e Precificação (pricing) e superação de barreiras para sua realização. “É nesse momento de desafio na economia que as empresas criativas e de iniciativa se destacam. Queremos colocar uma luz nas operações bem-sucedidas e mostrar que é possível inovar e se destacar em ambientes econômicos adversos. A ideia é reconhecer e incentivar novas iniciativas”, afirma ele.
O Golden Tombstone IBEF SP 2016 tem referência em dois prêmios já bastante conhecidos no exterior: Prêmio Deal of the Year e Prêmio IFR.
A comissão julgadora é composta da seguinte forma:
Presidente: Carlos Bifulco – Sócio-Diretor da Bifulco Associados
Vice-Presidente – Leonardo Rocha – CFO da Nextel
Membros
André Rodrigues – CFO da WEG
Antonio Pizarro Manso – Presidente da Pizarro Manso Suporte a Negócios
Antonio Sergio Alfano – CFO da Klabin
Daniel Levy – Vice-presidente do IBEF-SP
Eduardo de Toledo – Diretor da Klabin
José Cláudio Securato – CEO da Saint Paul Escola de Negócios
José Rogério Luiz – Sócio da ITU Partners
Leopoldo Saboya – CFO do Pátria Investimentos
Marco Castro – Sócio da PwC
Simone Borsato – CFO da Elektro
Adriano Mussa – Professor da Saint Paul Escola de Negócios
José Roberto Securato Jr. – Professor da FIA
Ricardo Humberto Rocha – Professor do Insper