Produtos brasileiros para exportação são expostos no Rio

O pão de queijo do Seu Ninico, feito com queijo artesanal mineiro, crocante por fora e macio por dentro; o sorvete sem lactose, sem glúten, conservantes ou gordura vegetal, feito com sabores da Amazônia, como taperebá, açaí, castanha-do-pará, cupuaçu e outros; as redes Santa Luzia, de algodão natural colorido, um produto 100% paraibano: esses são alguns produtos de pequenos negócios que estão no showroom do projeto Chama Empreendedora, inaugurado nessa segunda-feira (25), no hall de entrada da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).

Até o dia 16 de setembro, vão se revezar na exposição produtos de 215 empresas de alimentos, bebidas, decoração, vestuário, joalheria e cosméticos, entre outros. Eles representam 16 estados de todas as regiões do Brasil, selecionadas por seus potenciais de exportação, após participarem do circuito da Chama Empreendedora. O objetivo é mostrar aos participantes dos Jogos Olímpicos o potencial competitivo e exportador das micro e pequenas empresas brasileiras. “O projeto apoia pequenos negócios com potencial para exportar e abre a possibilidade de que conquistem novos mercados”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Alex Melo

O projeto foi idealizado pela ACRio – com parceria do Sebrae, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Confederação dos Jovens Empresários e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e dos Correios. Visa aumentar a competitividade empresarial brasileira com enfoque na exportação. Aposta no associativismo e na iniciativa privada, principalmente, nas micro e pequenas empresas, e na união de esforços entre as diversas esferas da sociedade.

O showroom é uma das ações em prol dos produtos brasileiros que compõem o Chama Empreendedora. Outras ações são a distribuição de um catálogo bilíngue em 32 países – apontados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) como mercados prioritários para as exportações brasileiras – e o site Vitrine do Exportador, com mais de 23 mil usuários.

Francisco Marins, coordenador do Sebrae no Pódio, diz que o projeto nasceu para que as micro e pequenas empresas brasileiras possam atender às demandas de produtos e serviços dos grandes eventos esportivos mundiais. “No momento, já há negociações com Coréia do Sul, Austrália e Inglaterra, principalmente para empresas dos setores de turismo, saúde, educação, petróleo e gás, energia, esporte, uso eficiente da água e sustentabilidade”, informou. “O Chama Empreendedora impulsiona o ambiente de negócios, em especial as exportações, e contribui para a retomada do desenvolvimento econômico do país”, diz Paulo Protasio, presidente da ACRio.

Cenário

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Brasil deve receber 350 mil turistas. A divulgação dos Jogos poderá alcançar cinco bilhões de pessoas em todos os continentes, ampliando as oportunidades de negócios para empresas de todo o país. Os organizadores do Chama Empreendedora consideram este um momento privilegiado para ajudar no esforço de elevar a participação brasileira no volume total de exportações no mundo, que é de apenas 1,2%. Oshowroom no hall da ACRio está no coração financeiro da cidade, a uma rápida caminhada da região portuária, e poderá ser uma excelente oportunidade para empresários, agentes de desenvolvimento e diplomatas fazerem networking.

SERVIÇO

Showroom do Programa Chama Empreendedora

Mostra com produtos de 215 empresas brasileiras com potencial exportador

Período: de 25 de julho a 16 de setembro

Hall de Entrada da ACRio – Rua da Candelária, 9, Centro – Rio de Janeiro

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 12h.

Grátis

 

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