O economista e professor da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, aponta os principais fatos que marcaram as economias dos Estados Unidos, Europa e Brasil em 2012, os fatos que serão foco de atenção em 2013 e faz uma breve análise de cenário.
Fatos relevantes de 2012:
– Economia Americana: a reeleição de Obama foi fundamental para a continuidade do processo de correção do déficit público e redução da dívida pública americanas. Com aumento dos impostos para os mais ricos e corte dos gastos militares, sem redução dos gastos sociais.
– Economia Européia: A crise se aprofundou e deixou claro que sem uma maior unidade fiscal e política não há como superá-la.
– Economia Brasileira: O baixo crescimento do PIB, comparado aos demais países da América Latina expõe as deficiências da política econômica brasileira. O baixo nível de investimentos tem impedido maior crescimento da atividade econômica. É necessário acelerar o processo de concessões de portos, rodovias, aeroportos e outras áreas de infraestrutura.
Temas que serão foco de atenção para 2013:
– Crescimento da economia americana, com redução da taxa de desemprego.
– Estagnação da economia européia, com necessidade de medidas políticas de maior unificação fiscal.
– Baixo crescimento da economia brasileira, expondo ainda mais as dificuldades da política econômica do governo federal.
Análise de cenário:
“A economia brasileira deve crescer em torno de 3%. A economia americana deve manter o mesmo ritmo de crescimento e a economia européia deve ter índice negativo. A China deve reduzir seu ritmo de crescimento econômico. Todos estes fatores não devem alterar o ritmo de crescimento da economia mundial, uma vez que a redução do crescimento de alguns países vai ser compensado pelo aumento do crescimento de outros”.