Programa de estímulo a novos negócios em comunidades periféricas tem nova turma

Cocreation Social Lab oferece capacitações e mentorias gratuitas com especialistas; inscrições estão abertas até 11 de agosto

Pessoas interessadas em empreender ou aprimorar um negócio já existente têm a oportunidade de receber apoio especializado com o programa de pré-incubação Cocreation Social Lab, que abrirá turma em Benedito Novo, no Vale do Itajaí. O projeto é realizado em parceria entre a Prefeitura de Benedito Novo e o Sebrae/SC, e conta com execução da TXM Methods, empresa de inovação de Florianópolis. Podem participar moradores de Benedito Novo que residam em áreas de vulnerabilidade social ou pertençam a grupos considerados vulneráveis. A iniciativa é inteiramente gratuita e tem como objetivo transformar ideias em negócios por meio de workshops, palestras e capacitações.

O Cocreation Social Lab é um programa realizado em comunidades periféricas e voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade que oferece ferramentas para que os participantes desenvolvam o empreendedorismo e possam gerar renda. Com linguagem e conteúdo adaptado para cada realidade, o projeto busca levar informação inovadora para quem mais precisa.

A primeira turma foi aberta em 2020, em Florianópolis, e desde então 98 empreendedores já concluíram participação no programa, dando origem a aproximadamente 40 negócios formalizados com CNPJ em sete turmas finalizadas, em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Indaial, Blumenau e Taió, e no Rio Grande do Sul, em Gramado. Em 2024, o Cocreation Social Lab chegou também ao Sudeste do país, com 10 turmas abertas no Espírito Santo.

“Acreditamos que o empreendedorismo pode ser um meio de desenvolvimento para as pessoas, principalmente para aquelas que se encontram em situações de vulnerabilidade. Com esse programa, buscamos oportunizar novas formas de renda e inclusão, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a transformar a cidade”, afirma Vagner Moreno, gestor do Programa Cidade Empreendedora, da Regional Vale do Sebrae/SC.

“Temos o objetivo comum de ajudar as pessoas a progredirem em seus negócios, auxiliando aos que querem empreender para que não desistam diante das dificuldades. Somos parceiros para ajudar nesse auxílio, com o intuito de gerar emprego e renda”, complementa a prefeita de Benedito Novo, Arrabel Antonieta Lenzi Murara.

Os participantes do Cocreation Social Lab Benedito Novo terão à disposição um formato exclusivamente desenvolvido pela TXM Methods para esse programa, no qual os participantes recebem todo o conteúdo pelo WhatsApp, de forma simples e de fácil acesso. A empresa de inovação possui experiência em pré-aceleração e aceleração de startups nos estados de SC, RS, PR, AL, MA, RJ e ES, além do Distrito Federal.

“Contamos com uma metodologia certificada para desenvolver e apoiar negócios, com atendimento individualizado e expertise de mentores de diferentes áreas para ajudar cada empreendedor em suas diferentes necessidades. O intuito é que, ao final do programa, eles estejam prontos para levar suas ideias para o mercado”, destaca Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp, no telefone (48) 99132-8760, até 11 de agosto. Para essa turma, há 20 vagas disponíveis. As capacitações estão previstas para iniciar no dia 20 de agosto, em um cronograma híbrido que prevê atividades presenciais e online ao longo de quatro meses. Os pitchs finais estão previstos para ocorrer no dia 16 de dezembro. Mais informações podem ser encontradas no site.

Facebook
Twitter
LinkedIn