Programa gratuito incentiva novos negócios em comunidades periféricas

Cocreation Social Lab oferece capacitações e mentorias para quem deseja empreender no Morro do Horácio, em Florianópolis

O programa de pré-incubação Cocreation Social Lab está com inscrições abertas para a primeira turma no Morro do Horácio, em Florianópolis. Podem participar moradores da comunidade e das áreas próximas, com ideias de negócios e interesse em empreender ou aprimorar um negócio já existente. Realizado em parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e o Sebrae/SC, e com execução da TXM Methods, o projeto transforma ideias em negócios por meio de capacitações, palestras e workshops, além de proporcionar interação com mentores experientes no mercado. Todas as atividades do programa são inteiramente gratuitas.

As inscrições estão abertas até 12 de julho. Para essa turma, são 20 vagas disponíveis. As capacitações iniciam no dia 5 de agosto, e serão realizadas ao longo de quatro meses, de forma híbrida; presencialmente, no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Morro do Horácio, e também online.

Projeto de caráter colaborativo, o Cocreation Social Lab é realizado em comunidades periféricas e voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo ferramentas para que desenvolvam o empreendedorismo e possam gerar renda. O programa busca levar informação inovadora para quem mais precisa, com linguagem e conteúdo adaptado para a realidade local. Em Santa Catarina, a iniciativa já passou pela comunidade do Monte Cristo, na Capital, e contou com turmas também em Palhoça, Indaial, Blumenau e Taió.

Escolhido para receber a nova turma do programa, o Morro do Horácio é uma das 20 comunidades do Maciço do Morro da Cruz, e está localizado nos altos do bairro Agronômica, na região central da Ilha de Santa Catarina. “Identificamos grande número de empreendedores informais e de pessoas que precisam de suporte qualificado nessa comunidade. Com o programa, queremos contribuir para a qualificação e formalização das atividades profissionais e projetos, transformando ideias e atividades informais em negócios rentáveis, que tragam dignidade e renda ao empreendedor”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires.

Wilson Sanches Rodrigues, Gerente Regional da Grande Florianópolis do Sebrae/SC, frisa que a entidade vem atuando junto a comunidades de forma a incentivar uma cultura mais inovadora, fortalecendo a busca pelo empreendedorismo. “Acreditamos que o empreendedorismo é uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas, mas a orientação na hora de começar um negócio é fundamental, sobretudo em áreas de vulnerabilidade”, avalia.

O Cocreation Social Lab Morro do Horácio será executado por meio de uma plataforma exclusiva desenvolvida pela TXM Methods. Com experiência em pré-aceleração e aceleração de startups em sete estados – SC, RS, PR, AL, MA, RJ e ES – além do Distrito Federal, a empresa de inovação sediada em Florianópolis oferece metodologia certificada para desenvolver e apoiar negócios, com atendimento individualizado e expertise de mentores de diferentes áreas. “Ajudamos os empreendedores a formatar seus negócios, com informação e respaldo de especialistas, possibilitando que os participantes ‘coloquem suas ideias no papel’ antes de levá-las para o mercado, o que aumenta significativamente as chances de prosperar”, resume Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods.

As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, no telefone (48) 99132-8760. Mais informações no site.

Projeto que nasceu em comunidade ensina diaristas a se organizarem financeiramente
Um dos projetos surgidos a partir do Cocreation Social Lab Monte Cristo, realizado em 2022 na comunidade de Florianópolis, é um exemplo de como a iniciativa pode transformar realidades. Idealizado pelo casal de diaristas Nilza de Oliveira Varela, 32 anos, e Anderson Matiego do Nascimento, 38, o “Diaristas de Negócios” hoje auxilia diaristas de todo o país a organizarem a vida financeira, além de ter se tornado uma renda extra importante para Nilza e Anderson.

“Nós entramos no programa com o propósito de expandir o negócio que já tínhamos, como diaristas, mas descobrimos a oportunidade de atuar também como educadores, levando para outras diaristas o nosso exemplo de organização financeira e ensinando a elas o que aprendemos durante esse processo”, conta Nilza.

Depois de descobrir a nova vocação, ela procurou se especializar: iniciou um curso de graduação ligado à gestão de finanças, e também já iniciou uma especialização na mesma área. Desde o começo do ano, ela e o marido atuam oferecendo capacitações online com mentorias para diaristas que buscam mais organização financeira e também orientações sobre investimentos e negócios. “Seguimos atuando com faxinas, mas estamos em processo de transição de carreira. A meta é que, até o final do ano, a nossa renda principal venha do trabalho com mentorias, consultorias e palestras”, diz a empreendedora.

Facebook
Twitter
LinkedIn