Programas de capacitação de jovens mulheres com cursos profissionalizantes

Programa Jovens Chefs oferece curso profissionalizante de gastronomia para 67 meninas, por meio de aulas práticas, workshops com chefs de cozinha e palestras com dicas de carreira, que acontecem de forma remota.

O Instituto Ajinomoto é o braço social da Ajinomoto do Brasil e uniu-seP novamente à AFESU (Associação Feminina de Estudos Sociais Universitários), para promover programas que buscam contribuir com a formação profissional e capacitar jovens mulheres, de 16 a 23 anos, que estudam na organização social. Celebrando 65 anos no país, a empresa promove diversas iniciativas realizadas por meio do Instituto e que estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Em sua sétima edição, o Programa Jovens Chefs oferece curso profissionalizante de gastronomia para 67 meninas, por meio de aulas práticas, workshops com chefs de cozinha e palestras com dicas de carreira, que acontecem de forma remota.

“Desde a sua criação, em 2016, o programa já capacitou 621 jovens e contribuiu para a inclusão de 48 deles no mercado de trabalho, muitos atuando na área. Neste ano, para incentivar as futuras chefs, convidamos o Ygor Costa, que participou como estudante da edição 2017, para compartilhar com as meninas sua experiência como Jovem Chef e sua evolução pessoal após a participação no programa. Também contamos, mais uma vez, com a parceria do Chef Val Andrade que tem a missão de ensinar receitas que evidenciem o gosto umami – quinto gosto básico do paladar humano”, destaca a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

“Para a AFESU Moinho, o programa incentiva nossas jovens e contribui para a vivencia das funções de um chef de cozinha, como a pesquisa de ingredientes, o desenvolvimento de sabor e a criação de receitas. O programa vai ao encontro da proposta pedagógica da instituição e reforça à formação humana, um dos pilares da nossa formação”, comenta a coordenadora de projetos da AFESU Moinho, Carla Beneduce.

Outro programa que está sendo realizado pelo Instituto Ajinomoto em parceria com a AFESU é o Programa Conectar de Mentoria, que acontece pela primeira vez em 2021. O projeto tem como objetivo auxiliar no direcionamento de carreira, contribuindo com a formação que já é oferecida pela Associação e fortalecendo as competências das jovens para o mercado de trabalho. O programa conta com a participação de voluntários do Instituto Ajinomoto.

“A cada dois encontros, trabalhamos temas que contribuem para a formação do plano de vida das jovens mentoradas, sempre tornando o aprendizado muito mais satisfatório e a troca de experiências mais divertida”, afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

“Consideramos o programa de mentoria essencial para nossas jovens, auxiliando no autoconhecimento e no desenvolvimento de seu projeto de vida. O programa veio em um momento muito importante e, nessa fase de retomada, ter um mentor que contribua para a projeção do futuro é fundamental”, destaca a coordenadora da instituição.

Além da AFESU, o Instituto Ajinomoto possui como parceira do Programa Conectar de Mentoria, a empresa MGN, especializada em gestão de projetos para transformação social. A consultoria é responsável por fazer a gestão compartilhada das atividades e o acompanhamento dos encontros.

“Conectar jovens estudantes e profissionais com trajetórias de vida variadas e exitosas tem uma potência que vai muito além do desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. Os voluntários do Instituto Ajinomoto carregam exemplos de vida que servem de inspiração para as participantes e as jovens, por sua vez, contribuem com suas próprias experiências e promovem o crescimento dos voluntários. Nesse sentido, a Mentoria é um exercício vivo de Valor Compartilhado”, compartilha o fundador da MGN, Marcelo Nonohay.

 

Sobre o Instituto Ajinomoto – O Instituto Ajinomoto foi criado em 1999 e segue a política mundial de responsabilidade social do Grupo Ajinomoto. Seu foco é apoiar ações e projetos voltados à nutrição, saúde e bem-estar, na capital e nas cidades do interior de São Paulo, onde a filial brasileira está instalada. O Instituto, por meio da Filosofia do Grupo Ajinomoto, visa ser reconhecido como uma organização que contribui para a solução de questões sociais por meio de seu conhecimento e tecnologia em nutrição e saúde, em prol de uma sociedade saudável e justa. Para saber mais, acesse: www.institutoajinomoto.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil – Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn