Quase a metade da população tem negócio próprio ou pensa em abrir uma nova empresa

Estudos encomendados pelo Sebrae e Anegepe apontam também que o segundo maior sonho do brasileiro é empreender, só perde para o desejo de viajar

De cada 10 brasileiros, seis querem ser empreendedor. Nada menos de 93 milhões de brasileiros, quase a metade da população do país, estão envolvidos com o empreendedorismo, seja como sócios de estabelecimentos comerciais ou estão se preparando para abrir uma nova empresa.

Esses são alguns dados revelados pela GEM (Global Entrepreneuship Monitor), estudo encomendado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) revelados na segunda-feira (08), durante o encontro de dirigentes do Sebrae de todos os estados brasileiros que traçam, em Florianópolis, um plano estratégico de atuação para os próximos quatro anos. Esse estudo também revelou que empreender é o segundo maior sonho de cada brasileiro, que só perde pelo desejo de viajar.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que a diferença entre viajar e empreender no estudo é de apenas um ponto percentual. “Isso comprova o espírito empreendedor brasileiro, o interesse crescente pelo negócio próprio e mostra o quanto é importante que sejam criadas políticas públicas que incentivem o empreendedorismo, que vão desde a educação empreendedora até a legislação”, afirma.

Um dado da pesquisa positivo, segundo Décio Lima, é a redução de abertura de empresas por “necessidade”, não “por uma boa oportunidade”. A necessidade é em geral para cobrir um desemprego inesperado. Já a boa oportunidade é quando o empreendedor vislumbra um negócio que tem grande chance de dar certo, pois está resolvendo um problema, uma dor no mercado. “Esse dado mostra que o ambiente para criar negócios no país está melhorando e que o empreendedor está mais bem preparado para abrir uma empresa, com maior possibilidade de sucesso”, avalia o presidente do Sebrae.

Décio Lima, no entanto, reconhece que é grande, gigante, a missão do Sebrae para estimular o empreendedorismo no Brasil. Ele aponta que dos 42 milhões de negócios abertos no país, nem a metade está formalizada. Além disso mais de 51 milhões de brasileiros querem empreender, abrir uma nova empresa, o que soma as 93 milhões de pessoas envolvidas com o empreendedorismo no Brasil. “O Sebrae não pode enfrentar sozinho esse desafio. Por isso temos que aglutinar todas as forças municipais, estaduais e federal para criar uma forte sinergia para estimular os micro e pequenos empreendedores que já hoje são responsáveis por 85% dos empregos do país”, reforça o presidente do Sebrae.

Facebook
Twitter
LinkedIn