Camila Guerra, CEO da American Burguer, em expansão acelerada, espera abrir oito novas unidades da sua rede de franquias e pretende chegar nos Estados Unidos no início de 2024
POR ANTÔNIO MORAES
Quando as gigantes americanas McDonald’s e Burger King ainda nem faziam delivery no Brasil, em 2015, a mineira Camila Guerra abriu uma hamburgueria dentro de casa, com o objetivo de entrar para o top 10 do ranking nacional de fastfood. Com um fogão, uma panela e R$ 800,00 no bolso, ela criou sua própria receita de molho e começou a fazer entregas de lanches em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A ideia surgiu quando, com vontade de pedir um hambúrguer, não pôde ser atendida porque morava fora do raio de atuação de um delivery da capital. “Na época eu tinha acabado de trancar a faculdade. Estava sem emprego e, para não ficar parada, pensei em empreender. Sempre gostei de hambúrguer e isso foi determinante para que eu começasse a American Burger”, diz Camila Guerra.
A empresária, então, se cadastrou em uma plataforma de entregas por aplicativo e passou a vender seus produtos por lá. Em 2018, três anos depois, Camila abriu sua primeira loja física, no bairro de Nova Lima, em Belo Horizonte. Atualmente, a empresa, que tem sede na cidade de Contagem-MG, conta com 30 unidades espalhadas por dois estados (Minas Gerais e Santa Catarina), sendo que 30% são franquias.
“Decidimos entrar no mundo das franquias em julho de 2022, a partir da demanda de alguns amigos e clientes apaixonados pela marca. Nosso modelo de negócios já tinha um padrão, então nos associamos à ABF para levar a American para outros estados do Brasil”, explica a empresária.
Outros estados e exterior
Com o pensamento de expandir a sua marca, Camila coloca em prática um plano para levar a American Burger para outras partes do globo. Isso está sendo feito através da venda de franquias, com valores acessíveis e com alto retorno já nos primeiros meses. “Nosso investimento inicial é de R$ 300 mil. O retorno esperado é de 12% a 15% do valor investido por mês. Já temos franqueados cobrindo seus gastos mensais. O modelo está funcionando muito bem”, diz Camila.
A empresária conta ainda que, por causa do sucesso de seus franqueados, novas negociações foram abertas no decorrer do ano, com expectativa de que, pelo menos, oito novas franquias sejam efetivadas até o início de 2024, sendo que três estarão em capitais diferentes: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do projeto de expandir a American Burger para outros estados, Camila também planeja levar a marca para o exterior. “Estamos no processo para abrir uma franquia em Miami, nos Estados Unidos. A expectativa é de que ela seja inaugurada ainda em 2023. É uma grande conquista pra gente, já que estaremos levando o nosso fast food (o brasileiro) para a terra onde nasceu o segmento”, disse.
Novos mercados
Pensando na expansão do seu negócio, Camila recentemente ampliou sua área de atuação. Ela decidiu levar os deliciosos hamburgueres para os supermercados, buscando facilitar o acesso das pessoas aos produtos da marca. Essa ideia veio junto com o lançamento de um novo produto: o Mini Burger, que conta com seis unidades em uma única embalagem, no valor de R$ 45,90.
A forma de se fazer o novo produto é muito fácil. Basta retirar os seis Mini Burgers da embalagem e colocá-los no microondas. Depois de 3 minutos, eles ficam prontos. O item pode ser encontrado em unidades do Supermercado Verdemar, além de unidades do Verde Amarelo, Estrela do Riacho, Pão da Família e Realce.
Crescimento no Brasil
O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento nominal de 12,9% no 2º trimestre de 2023, comparado ao mesmo período em 2022. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento passou de R$ 48,1 bilhões para R$ 54,3 bilhões. É o 8º trimestre de crescimento consecutivo do setor, que corresponde a cerca de 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.
O segmento com mais destaque nos últimos anos foi o de Food Service, que abrange todos os estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks. De acordo com a pesquisa mais recente da ABF, o setor tem 18.958 unidades, 8,5% a mais do que o registrado em 2022.
O crescimento no setor de Alimentação é beneficiado, principalmente, pelo forte reaquecimento das atividades sociais, retorno com mais
frequência do trabalho presencial, abertura de unidades, novos produtos, reformulação e melhorias em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
Galhardo, o embaixador da marca
O atacante Thiago Galhardo, do Fortaleza e que já jogou no Vasco e no Internacional, entre outros clubes, é o mais novo embaixador da rede de franquias American Burger, criada pela empresária mineira Camila Guerra para ser a maior marca de fast food do Brasil. “Estou muito feliz de me juntar à American Burger primeiro pela qualidade do lanche que provei e depois pela ousadia da marca, que foi pensada desde
o início para ser uma concorrente de gigantes como Mc Donald’s e Burger King”, conta ele.
O jogador, que tem 684 mil seguidores no Instagram, acredita que o fast-food brasileiro não deixa nada a desejar para as americanas, ao contrário, têm o toque especial da cozinha mineira. “Antes de aceitar o convite para ser embaixador da marca, eu fiz questão de provar. Logo notei que a marca tem um grande potencial de mercado. Eu adorei os lanches da American Burger e virei fã do mini hamburguer, pela delícia que é. Só seria mesmo embaixador de algo que eu tivesse aprovado”, acrescenta Galhardo.
Galhardo agora é uma espécie de representante da marca para a inauguração das novas unidades da American Burger
no Brasil. Em 2024, ele deve participar da inauguração das franquias de Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro. Galhardo já foi embaixador de grandes marcas globais como Nivea e Red Bull.
FICHA
CAMILA GUERRA
Idade: 33 anos
Cidade natal: Belo Horizonte (MG)
Formação: Engenheira Mecânica
Cargo atual: CEO da rede American Burger