Startup vai distribuir mais de 23 mil cestas de frutas, legumes e verduras durante seis meses, de forma quinzenal, para contribuir com a diminuição da fome na cidade
No pior momento da pandemia, a solidariedade de pessoas e empresas tem ganhado força e para tentar minimizar a fome dos paulistanos mais vulneráveis a Raíz, foodtech que conecta pequenos produtores ao consumidor de alimentos orgânicos, acaba de firmar parceria com a Prefeitura de São Paulo para entrega de 23 toneladas de alimentos orgânicos por mês para quase dois mil moradores da cidade de São Paulo considerados vulneráveis. Ao todo, até o fim da parceria, serão 138 toneladas de produtos orgânicos.
Serão distribuídas ao total 23.400 cestas durante os seis meses de parceria, e cada cesta levará frutas, legumes e verduras orgânicas para os beneficiários. O perfil dos cadastrados é de paulistanos idosos, com deficiência ou mobilidade reduzida. “Nosso intuito é de criar uma rede do bem colaborativa para que esse momento que vivemos no País seja menos dolorido para as famílias vulneráveis, e nós temos capacidade para isso, já que temos como parceiros produtores de orgânicos de quase todo o país e estamos dispostos a fazer esse ciclo do bem”, relata Tomás Abrahão, CEO e fundador da Raízs.
Além disso, outra ação social importante da foodtech é a valorização do pequeno produtor e da agricultura familiar orgânica, de onde vem a maioria dos produtos vendidos pela plataforma. Com uma rede de mais de 900 pequenos produtores vindos de todo o Brasil, principalmente de locais, como Amazonas, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, a Raízs oferece comércio justo, além de planejamento, acompanhamento técnico do plantio e colheita. Para ir além do lucro e gerar impacto positivo, a startup ainda criou o Fundo do Pequeno Produtor, em que destina parte de seu faturamento. O consumidor também é convidado a realizar doações de até R$30 para o fundo, inteiramente gerido pelos agricultores.
Sobre a Raízs
Fundada em agosto de 2014, a Raízs nasceu com o propósito de conectar o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, criando assim um laço entre a cidade e o campo. Entre os serviços estão as cestas por assinatura disponíveis no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos. A startup recebeu aportes importantes em prêmios como Red Bull Amaphiko, Choice UP Artemisia, ONU Accelerate 2030, Creators Awards e recentemente recebeu a certificação de empresa em que o lucro anda junto com a responsabilidade social, concedida pelo Sistema B.