Marca aposta na gestão democrática dos investimentos em publicidade
Fundada a menos de dois anos, a GOU Clínicas (Grupo Ortodôntico Unificado) já franqueou 60 unidades. O plano de negócios da marca projeta mil unidades até 2016. A principal concorrente, fundada em 2001, apresenta o mesmo número de clínicas vendidas, somando nove anos a mais de atuação no mercado.
Para alcançar esta meta de crescimento, só este ano a marca investiu mais de 400 mil reais. Segundo Gabriela Carvalho, gestora de negócios do grupo, os valores foram investidos em participação em feiras, eventos e publicidade. Ela afirma que a gestão democrática do negócio é um dos motivos do crescimento.
“Os franqueados costumam propor ideias para o aprimoramento da marca, direcionamos a verba publicitária com base nas necessidades apontadas por eles. Também contratamos empresas de pesquisa para medir o nível de satisfação do nosso franqueado, com isso descobrimos quais pontos podem ser aprimorados.”
Expansão
Gabriela explica que a GOU fala diretamente com o público interessado que, na maioria das vezes, são os dentistas e ortodontistas. Entretanto, esclarece que o negócio é indicado a todos que queiram montar um empreendimento lucrativo.
Outra estratégia adotada é a descentralização do crescimento e suporte através da master franquia. O master franqueado oferece suporte local e tem o controle da região estabelecida. A gestora conta que, neste primeiro momento, a expansão está sendo concentrada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro por uma questão de estratégia em suporte. Mas a marca está buscando potenciais investidores em todo o Brasil, inclusive procura investidores com o perfil para master franqueado. Para projeção do crescimento, os números das clínicas são acompanhados mensalmente para que o grupo planeje as ações de expansão.
Aproximadamente 60 consultas são realizadas diariamente nas clínicas do grupo. Em 2010, a GOU faturou mais de 1 milhão de reais. A meta é fechar 2012 com 200 franquias, o que equivale a um faturamento de 20 milhões.