por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)
Com apenas 31 anos, Roberta Antunes Oliveira, sócia do Hotel Urbano, agência de viagens on-line fundada em janeiro de 2011, comemora o resultado da empresa que começou pequena e hoje já tem 500 funcionários. Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM do Rio de Janeiro, com especialização em liderança e inovação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Roberta já foi estagiária na Americanas.com e garçonete em Londres. Como vice-presidente de marketing e operações do Hotel Urbano e à frente do setor de mídias sociais, construiu a maior página de viagens e turismo do Facebook, com quase 10 milhões de fãs. A empresária, que tem jornada de trabalho superior a oito horas diárias, trabalha para seus clientes viajarem. Ela mesma, ironicamente, não consegue tirar férias, apenas emendar feriados. Porém, o empenho é recompensado com o sucesso da empresa, que no ano passado alcançou faturamento de R$ 500 milhões.
Roberta diz que o perfil empreendedor faz parte da sua personalidade desde cedo. Seguindo essa inquietação para os negócios, ela conta que, no final de 2010, enxergou, juntamente, com seus parceiros de empresa, uma oportunidade para começar uma agência de viagens on-line brasileira com foco em hospedagem e pacotes de viagem. “Percebemos logo que os quartos de hotel são um produto muito perecível e que, se os hotéis perderem a receita inesperadamente, seria uma renda que nunca poderia ser recuperada novamente nos próximos dias. Por isso, escolhemos esta oportunidade”, relata. A empresária acrescenta que as empresas que existiam quando o Hotel Urbano começou focavam quase que exclusivamente em passagens. Assim, a agência on-line surgiu como uma start-up, em janeiro de 2011. E, desde então, o Hotel Urbano evoluiu para um modelo de agência de viagens on-line que busca continuamente evoluir. “Estamos atentos para oferecer novos produtos. E seguimos trabalhando arduamente para melhorar a nossa tecnologia e portfólio para oferecer sempre uma ótima experiência de compra aos nossos viajantes”, destaca Roberta.
A empresária integrou a equipe do Hotel Urbano desde o início das operações, quando os irmãos José Eduardo e João Ricardo Mendes fundaram a empresa. Em três anos de trabalho, a start-up se consolidou como a agência de viagens on-line (OTA, na sigla em inglês) líder no segmento de hospedagem no mercado brasileiro. Atualmente, o Hotel Urbano tem cerca de 18 milhões de viajantes cadastrados. E para atender seu público, oferece diariamente cerca de 4 mil pacotes de viagem com preços acessíveis, disponibiliza 180 mil opções de hospedagem em mais de 30 mil destinos espalhados por 183 países. Em 2013, foram vendidas cerca de 2,8 milhões de diárias para hotéis, pousadas, flats, hostels e cruzeiros, representando pouco mais de uma diária vendida a cada 11 segundos.
Com viagens a preços atraentes e uma relação de forte parceria com os fornecedores, Roberta explica que a empresa procura fomentar novos destinos turísticos e auxiliar no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores do setor em todo o Brasil. Ajudando, assim, a fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo nacional. Segundo ela, a parceria com os meios de hospedagem se dá de maneira constante, com vendas durante todo o ano e não apenas em períodos pequenos ou momentos específicos. “Realizamos ainda ações diferenciadas para reduzir a ociosidade existente em alguma época do ano e transformá-la em lucro para os meios de hospedagem”, afirma.
Na visão de Roberta, o mercado de viagens on-line no geral e principalmente o mercado de reserva de hotéis pela internet está muito longe da sua maturidade em todo o mundo e principalmente no Brasil e América Latina. “Estamos apenas começando, arranhando a superfície de um mercado realmente imenso”, constata. Quanto aos concorrentes, a empresária enfatiza que costuma dizer que o concorrente do Hotel Urbano não é uma ou outra OTA, mas sim tudo o que as pessoas fazem no seu tempo livre ao invés de viajarem. “O Hotel Urbano gera uma demanda por viagens que as OTAs e agências tradicionais não geram. Somos parceiros, no melhor sentido da palavra, de todas as agências e operadoras que assim desejarem”, afirma.
Parte do êxito conquistado pelo Hotel Urbano é resultado do trabalho de Roberta, que comanda uma equipe com cerca de 250 pessoas divididas nas áreas de marketing, tecnologia da informação e atendimento ao cliente. Ela afirma que construir uma empresa do zero e chegar aonde o Hotel Urbano está hoje envolve grandes desafios e obstáculos. “Conseguimos superá-los junto com a equipe ao longo desses três anos”, diz. O maior desafio e preocupação é garantir a entrega do produto final e a satisfação dos clientes. De acordo com Roberta, desde o início, a empresa investiu em pesquisas de satisfação e montou uma equipe de qualidade, dedicada a visitar os parceiros e propor melhorias. “Só no ano passado, mais de 400 de nossos parceiros fizeram melhorias a partir das nossas sugestões”, conta. Essa ação, segundo ela, garante que o crescimento do Hotel Urbano seja sustentável e que as pessoas que compram uma vez, voltem a procurá-los quando estiverem pensando em viajar novamente. “Hoje, mais de 30% das nossas vendas já são para pessoas que viajaram conosco antes”, comemora.
Ela diz que seu grande trabalho hoje é garantir que todas as pessoas tenham exatamente o que precisam para realizar um bom trabalho. “Primeiro ter as pessoas certas no lugar certo, depois garantir que elas tenham motivação e estrutura para realizar um bom trabalho”, acredita. Além disso, a agência on-line tem um escritório em São Paulo e duas lojas conceitos próprias em shoppings, inauguradas no último trimestre de 2012 e localizadas no Rio de Janeiro.
Para Roberta, o sucesso do Hotel Urbano pode ser explicado pela escolha do nicho certo e das pessoas certas. “Desde o primeiro dia de operação, nos preocupamos em juntar o melhor time possível”, destaca. E, o mais importante, segundo ela, é ter um ambiente em que essas pessoas se sintam desafiadas todos os dias para continuar aprendendo e crescendo. “Nossos colaboradores realmente têm que se sentir fazendo parte da construção de algo grande e duradouro”, acredita. E para acolher bem todos os funcionários, a empresa mudou de uma sede de 40 metros quadrados para um espaço de 2 mil metros quadrados no Rio de Janeiro. Outro ponto importante, citado por ela, é que o Hotel Urbano tem uma cultura start-up muito forte e enraizada. “Apesar de tudo que já construímos – e temos muito orgulho do que já realizamos – temos plena consciência de que estamos apenas começando. E, mesmo no ‘espírito de garagem’, na vontade de fazer dar certo em situações adversas e de criar algo maior no longo prazo, seremos sempre uma start-up”, enfatiza.
Para o futuro do Hotel Urbano, Roberta conta que existem muitas oportunidades a serem exploradas. E uma delas é no mercado de dispositivos móveis. Ela afirma que os smartphones e tablets vão ter uma importância cada vez maior no comércio eletrônico. “É pensando nisso que estamos lançando oficialmente nosso primeiro aplicativo móvel com foco em reservas de última hora, agora em março. E estamos confiantes de que essa é uma grande oportunidade para nós, no médio e longo prazo”, avalia. Além disso, a empresária complementa que a empresa planeja se consolidar como a marca de viagens mais conhecida e admirada do mercado brasileiro em até três anos. Entre as diversas ações que estão realizando para alcançar o objetivo, está estrear na televisão com um investimento de mais de R$ 100 milhões em marketing on-line e off-line para este ano e qualificar o quadro de profissionais da empresa. “Estamos construindo a empresa todos os dias. Trabalhar no Hotel Urbano é fazer parte de um time que ama o que faz e não se cansa de superar desafios. Somos uma empresa jovem e buscamos profissionais com garra e determinação, que queiram construir algo grande e crescer junto conosco.”