Sebrae dissemina conhecimento entre os 320 mil dekasseguis no Japão

O 2º Sebrae Itinerante será entre os dias 17 de abril e 2 de maio no Japão. Estão programadas, para esse período, visitas, palestras e atendimentos aos 320 mil dekasseguis (brasileiros descendentes de japoneses que deixam o Brasil para trabalhar na ilha asiática e lá vivem legalmente).

Um dos temas da segunda edição do Sebrae Itinerante será o sistema de franquias, assunto que sempre desperta o interesse dos dekasseguis, que procuram por uma oportunidade de investimento após o retorno ao Brasil.

As palestras e os atendimentos acontecem em Iwata, Hamamatsu e Toyohashi, conforme publicação da Agência Sebrae. Estão previstas ainda visitas a entidades e empresas em outras cidades japonesas.

Programação

A palestra "Franquia é um bom negócio?" será realizada, pela primeira vez, no dia 19, às 19 horas, na Escola CEP Brazil, em Iwata, província de Shizuoka. As inscrições podem ser feitas pelo 090-3304-2166.

No dia 20, a mesma palestra será realizada às 14h, na Escola Nipo-Brasileira, também em Iwata. As inscrições podem ser realizados pelo telefone 0538-39-1335. Os atendimentos aos brasileiros que vivem no Japão acontecem após as palestras. No dia 21, entretanto, o atendimento será via web, na Rádio Nikkey de Toyohashi, na província de Aichi, das 20h30 às 21h30. Inscrições podem ser feitas pelo 0532-21-6030.

No dia 23, o Sebrae Itinerante estará em Hamamatsu, onde o atendimento será no Consulado, das 9h30 às 15h, em Chiiki Johou Centa.

A programação com palestras e atendimentos do 2º Sebrae Itinerante no Japão encerra-se no dia 27, com palestra na Associação Internacional de Toyohashi, das 18h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo 090-3382-3746. O atendimento aos dekasseguis se dará ao final da palestra.

Primeira edição do evento

O 1º Sebrae Itinerante no Japão, realizado em novembro de 2007, atendeu 307 dekasseguis. O último levantamento feito pelo Ministério da Justiça do Japão mostrou que existem cerca de 320 mil brasileiros trabalhando legalmente no outro lado do mundo.

Os brasileiros representam o terceiro maior contingente imigrante no Japão, depois dos chineses e dos coreanos. Além disso, a maioria deles é formada por operários de multinacionais localizadas em grandes centros, como Nagoya, Hamamatsu e Oizumi. As regiões japonesas de Gumma, Aichi e Shizuoka concentram o maior número de nipo-brasileiros no Japão, 46% do total.

Programa Dekassegui Empreendedor

O Sebrae Itinerante é uma das ações do Programa Dekassegui Empreendedor, parceria do Sebrae Nacional, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ABD (Associação Brasileira de Dekasseguis) e MIF-Fumin (Fundo Multilateral de Investimentos), com atuação no Paraná, São Paulo, Pará e Mato Grosso do Sul, regiões brasileiras com alta concentração de descendentes.

"O Dekassegui Empreendedor desenvolve a capacidade empreendedora e garante apoio educacional, técnico e gerencial na implantação de negócios. Já o Sebrae Itinerante ajuda a dar subsídios aos dekasseguis para que possam investir bem o dinheiro conquistado no Japão", explicou o coordenador da ação e consultor do Sebrae no Paraná, Marcos Aurélio Gonçalves.

Facebook
Twitter
LinkedIn