Promover a geração e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores de sucesso, por meio da consolidação de uma rede nacional de ambientes de inovação. Esse é o objetivo do convênio entre o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), assinado nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF).
O convênio é voltado para pequenos negócios inovadores que já passaram ou estão sendo apoiados por incubadoras, aceleradoras e ambientes de coworking. O conjunto de ações será promovido entre 2017 e 2019, com recursos na ordem de R$ 13 milhões das duas instituições.
“A parceria proporciona a união de interesses entre pequenas empresas inovadoras e grandes empresas em prol do desenvolvimento de projetos de base tecnológica em todo o Brasil”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
As ações estão alicerçadas em três eixos de atuação: empreendimentos inovadores, ecossistema de inovação e fomento ao conhecimento. Serão atendidas empresas de impacto social, de alto impacto e de expansão internacional.
“A inovação e o empreendedorismo são as portas pelas quais vamos encontrar novos caminhos para a sociedade brasileira, novos caminhos de desenvolvimento econômico e social. O convênio nos proporciona investir nas startups e em micro e pequenas empresas de base tecnológicas”, explica o presidente da Anprotec, Jorge Audy.
Está previsto um amplo trabalho nos ecossistemas de inovação regionais, observatório da inovação, além de uma conexão com o Programa InovAtiva Brasil, plataforma de aceleração de startups do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae. Para auxiliar todo o processo, serão realizadas capacitações, produção de estudos e publicações.
A Anprotec reúne cerca de 400 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.