Minas Gerais tem a maior taxa de sobrevivência de micro e pequenas empresas (MPEs) do país (81,5%), e consequentemente, a menor taxa de mortalidade (18,5%). São mais de 712 mil MPEs que correspondem a 99% dos empreendimentos no estado e a 37% do Produto Interno Bruno (PIB) de Minas Gerais. Em homenagem ao Dia da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro, o Sebrae Minas promove uma semana especial com capacitações gratuitas para a melhoria da gestão dos pequenos negócios.
De 6 a 10 de outubro, serão oferecidas palestras sobre recursos humanos, gestão, legislação, e-commerce, franchising e compras públicas. A programação também inclui oficinas gerenciais sobre pesquisa de mercado, controles financeiros, preços de vendas e plano de negócios. Os empreendedores poderão participar de atendimentos individuais e consultorias sobre marketing e finanças.
As atividades serão realizadas em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Montes Claros, Muriaé, Barbacena, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São Roque de Minas, Itanhandú, São Sebastião do Paraíso, Pouso Alegre, Mantena, Caratinga, Ipatinga, João Monlevade, Araxá e Uberlândia. A programação completa de cada cidade está disponível no site do Sebrae Minas. As inscrições poderão ser feitas nos locais dos eventos.
Na capital mineira, a abertura da Semana da MPE será com o sociólogo italiano Domenico de Masi, que fará a palestra “Cenários: o futuro chegou”. O evento é gratuito e será realizado no dia 1º de outubro, às 20h, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia ). Inscrições: www.sebrae.com.br/minasgerais .
Semana da MPE
De 6 a 10 de outubro
Programação completa no site www.sebrae.com.br/minasgerais
Entrada gratuita