Ser empreendedor, uma dádiva

Gostaria de comentar um pouco sobre o empreendedorismo nesse momento que passamos por mais uma bifurcação na vida da sociedade mundial. Podemos pensar em diversos marcos históricos para entender as mudanças que nossa sociedade sofreu desde a existência humana. Talvez uma análise mais profunda nos permitiria dizer que muitas delas aconteceram apenas porque tinham que acontecer. Não sei se consigo acreditar nisso, vejo que por questões de minha fé, acredito na providência divina, e o instrumento pelo qual fizemos estas modificações foi o empreendedorismo.

Quando o homem inventou a roda, quando descobriu como produzir e controlar o fogo, quando inventou remédios como a penicilina, quando aprendeu a trabalhar com a eletricidade, com o petróleo, quando aprendeu a controlar ambientes inóspitos e aprendeu a voar e a navegar por baixo d’água. Quando conheceu o raio X, quando aprendeu sobre a energia atômica, quando passou a entender o espaço (mesmo que não totalmente ainda), ao desenvolver a informática, nesse momento aprendendo tanto com a “neuro utilidades” (acabei de inventar esse termo pensando numa forma de incluir tudo que estamos aprendendo e fazendo com o conhecimento referente aos neurônios). Tudo isso sempre teve um único instrumento o ser humano empreendedor.

Estas pessoas – sei que não mencionei diversas descobertas e evoluções de nossa sociedade – utilizadas tanto para o bem como para a destruição, foram empreendedoras. Foram arrojados, correram riscos, sofreram críticas, acreditaram e fizeram. Muitos não tiveram nenhum proveito de suas descobertas e seus avanços para humanidade. Estas pessoas tiveram um sonho e acreditaram nele. Realizaram seus sonhos e fizeram a diferença.

Aos empreendedores deste ano de 2020, talvez o ano mais absurdo de nossa existência, vocês estão fazendo a diferença novamente, estão lutando, suando, se arriscando, acreditando, muitas vezes sozinhos em uma garagem perdida, numa cidade qualquer. Acreditem, vale a pena.

Nelson Destro Fragoso é psicólogo e professor do curso de Administração e assessor na Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação. Um dos gestores da Incubadora Mackenzie. Coordenador da Mostra de Ideias e Treinamento em design thinking e modelos de negócios.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn