Em novela da Globo, Sicoob mostra os diferenciais do cooperativismo
Em plena novela ‘Terra & Paixão’, o Sicoob realiza pré-assembleias com a participação de diversos cooperados na cidade fictícia de Nova Primavera. As pré-assembleias, que antecedem as assembleias – principal celebração do cooperativismo – foram o tema abordado durante a trama no horário nobre da TV Globo.
De acordo com Enio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, esses momentos são um dos principais diferenciais que as cooperativas levam ao Sistema Financeiro Nacional, já que o cooperativismo financeiro não tem clientes, e sim donos. “Quando você se associa, torna-se um dos proprietários do Sicoob. As pré-assembleias e as assembleias finais, como instâncias máximas de deliberação, são a afirmação do empoderamento dos cooperados, cuja manifestação define os rumos de cada cooperativa e, por decorrência, gera repercussão no entorno territorial. No ambiente cooperativo, os interesses dos cooperados, da cooperativa e da comunidade se confundem”, destaca.
Entre os diversos temas abordados durante as pré-assembleias e as assembleias finais, estão a avaliação da qualidade da gestão e a definição sobre a destinação do resultado econômico da cooperativa, que, sendo positivo, em sua parcela mais expressiva é compartilhado diretamente entre os cooperados na proporção de seus negócios com a entidade. Além de beneficiar individualmente os cooperados, parte do excedente contábil gerado anualmente é revertido para projetos sociais eleitos pela comunidade. É também nesses encontros que, de forma democrática, os cooperados elegem os membros dos órgãos de administração e fiscalização da cooperativa e decidem sobre os objetivos e as metas do novo exercício.
“A participação dos cooperados nessas reuniões, demonstrando postura de donos, é crucial para o empreendedorismo cooperativo. Ao estarem presentes e exercerem seus direitos, eles levam para dentro de cada entidade a realidade e a expectativa das comunidades onde residem e empreendem. Isso garante efetividade à doutrina cooperativista, sobretudo no que se refere ao compromisso com o engajamento territorial conforme preconiza o 7º princípio universal do movimento”, diz Enio Meinen.
Presente durante mais de seis meses em um dos espaços de maior audiência da televisão brasileira, o Sicoob, um dos representantes mais expressivos do cooperativismo financeiro no Brasil, contribui para a conscientização, a educação financeira e o acesso da população a produtos e serviços financeiros em condições mais justas, incluindo o crédito com juros mais acessíveis. O Sicoob também contribui para o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões brasileiras, reforçando seu compromisso com projetos sociais, ambientais e em defesa do clima, impactando diretamente as localidades em que as suas cooperativas estão inseridas.
CRIAÇÃO DE COOPERATIVA
A participação do Sicoob em ‘Terra & Paixão’ foi muito mais do que apenas uma iniciativa publicitária. A instituição financeira cooperativa levou contexto para suas ações, demonstrando como de fato funciona o cooperativismo financeiro e como ele muda as dinâmicas das regiões em que está presente.
Em determinado momento da trama, a personagem Lucinda (Débora Falabella) percebe que, no contexto de Nova Primavera, uma cooperativa financeira poderia auxiliar todos os ramos de atividades e os diferentes personagens da novela, desde pessoas físicas a empreendedores e produtores rurais.
É aí, então, que o Sicoob é acionado, instala uma agência no município e passa a ser uma alternativa atraente e sustentável, beneficiando toda a comunidade, como ocorre na vida real de qualquer cooperativa do Sistema.
A agência do Sicoob na cidade cenográfica de Nova Primavera também será palco para uma ação no ‘É de Casa’, concluindo o projeto da marca com a Globo.
Sobre o SICOOB
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem 7,6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.
É formado por 338 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.
Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente.