Siga o líder

O ano começa com um novo e grande salto de inovação comercial. A Amazon, que é a líder, a maior rede varejista online do mundo, abriu a primeira loja física, sem nenhuma caixa registradora e sem nenhum atendente também.

Quem visitar essa loja, chamada de Amazon Go, de 167 metros quadrados, em Seattle, no EUA, será monitorado por sensores o tempo todo. Câmeras habilitadas com visão computacional vão registrar cada item, que cada consumidor tirar ou devolver, de cada prateleira da loja.

O consumidor só precisa ter o seu cartão de crédito registrado no Aplicativo da Amazon. Ao passar na catraca da loja, automaticamente serão registrados todos os itens comprados por um código de barra individual e de fácil leitura. O valor total da compra será descontado no cartão de crédito.

O futuro do varejo, para a Amazon, tem três caminhos. O primeiro é a venda online, que começou com livros e, nos últimos anos, passou para uma infinidade de produtos. O segundo é a compra em lojas sem máquinas registradoras e sem atendentes, sem filas. O terceiro caminho será o de gerar uma “experiência” para o consumidor. Serão lojas físicas, onde o atendente não será um mero vendedor, mas um verdadeiro consultor de venda.  Para isso, a Amazon já adquiriu no ano passado uma rede de supermercado nos Estados Unidos de alto padrão. Quer fazer desse espaço uma espécie de laboratório moderno de atendimento ao cliente.

No momento que o consumo está entre as áreas que projeta maior crescimento nos próximos anos no Brasil, seguir os passos da Amazon é um bom exercício para cada empreendedor, especialmente os ligados ao varejo.

Siga o líder.

Facebook
Twitter
LinkedIn