Síndrome da impostora, maternidade e fornecedores: os desafios do empreendedorismo feminino no Brasil

País alcança marca histórica de 10,3 milhões de mulheres fundadoras de negócios, mas desafios para empreender sendo mulher ainda são muitos

Falta de incentivo, assédio na tratativa com fornecedores, síndrome da impostora e maternidade, os desafios do empreendedorismo feminino no Brasil são muitos. Ainda assim, o número de mulheres abrindo o seu próprio negócio vem crescendo e alcançou a marca histórica de 10,3 milhões de empreendedoras, um percentual de 34,4% de empreendedoras no país, segundo a última pesquisa do Sebrae, feita com dados do IBGE, realizada em 2022.

O cuidado redobrado com as roupas que usava ao tratar com fornecedores e a síndrome da impostora foram os principais desafios que Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus, marca de lifestyle criadora da primeira sandália vegana de plástico nacional, encontrou na sua jornada empreendedora. Quando criou a marca, em 2018, Isabela queria preencher a lacuna de busca por calçados atemporais e confortáveis, que não abrissem mão da sustentabilidade, à época com 23 anos. “O principal desafio da maioria das mulheres está relacionado com a famosa síndrome da impostora. Eu tive que acreditar no meu potencial e capacidade de tirar algo do plano das ideias para o papel e realmente realizar algo sem ter alguém me orientando”, conta.

“Outro grande desafio foi conseguir achar fornecedores que comprassem a ideia, que acreditassem no meu sonho. Começar a produzir uma quantidade pequena no mercado calçadista é super difícil, foi muito importante ter encontrado a parceria de uma mulher específica de desenvolvimento de material nesse caminho, ela comprou a ideia, acreditou no meu sonho e me ajudou a executá-lo, além do desafio que foi lançar, de fato, a empresa com um orçamento de 50 mil”, reforça Isabela. Na pandemia, a marca cresceu 700%, desde então tem mantido um crescimento acelerado, dobrou de tamanho e de número de parceiros no último ano, expandiu para a Europa e anunciou a chegada ao Uruguai com 16 pontos de vendas físicos.

A busca por fornecedores também foi uma das dores da empreendedora, estilista e mãe, Letícia Correia, fundadora da AVA Intimates, marca que desenvolve pijamas e lingeries confortáveis e autênticos, criada em 2015, com um investimento inicial de 20 mil. A AVA nasceu da busca de Letícia por lingeries confortáveis e autênticas. Ela não encontrou peças que agradassem e ao conversar com amigas percebeu que era um sentimento comum. Foi quando uniu a vontade de empreender e a experiência na WGSN, autoridade global em previsões e análises de dados para mapear tendências, para criar a marca que foi de 7 mil peças vendidas em 2019 para 26 mil peças vendidas no último ano.

Outro desafio foi conciliar empresa e família, Letícia é mãe de Celina e Francisco, de 2 anos e 6 meses, respectivamente. “O início com um baixo investimento e poucas peças foi muito difícil, mas um dos nossos principais desafios foi realmente encontrar um fornecedor de confiança que conseguisse entregar a qualidade que procurávamos e construir um time engajado que acreditasse nos pilares da marca, e ao mesmo tempo conciliar com a maternidade. Empreender e ser mãe não é uma tarefa fácil, precisei de muito planejamento para aprender a conciliar sem deixar de lado tarefas indispensáveis para o crescimento do negócio e importantes ou especiais para a minha família”, relata Letícia.

Atualmente, além do e-commerce, a marca possui também duas lojas físicas, localizadas no Shopping JK Iguatemi e nos Jardins, em São Paulo. Para as empreendedoras, o apoio de outras mulheres foi essencial para o crescimento das empresas. Com 11 colaboradores no time da AVA, 99% é composto por mulheres. Na Linus, não é muito diferente, o time já está em 24 colaboradores, 83% de mulheres. Amigas de longa data, Isabela e Letícia sempre trocam sobre empreendedorismo e contam que esse network é essencial para entenderem que não estão sozinhas e para trocarem aprendizados.

“Nas nossas trocas sempre pontuamos a fase que estamos vivendo e onde queremos chegar e o que vamos precisar para alcançar essas metas. Poder contar com outras mulheres que estão passando ou já passaram pelo mesmo momento que você e trocar figurinhas com elas faz você se sentir menos sozinha. E isso faz muita diferença.”, finaliza Isabela.

Foto em destaque:
As empreendedoras Letícia Romão (E) e Isabela Chusid

Facebook
Twitter
LinkedIn