Um escritório que prioriza segurança mas garante agilidade para os clientes. Assim é a Razonet, que oferece Contabilidade para vários portes e tipos de empresas
De uma sede no interior de Santa Catarina, na cidade de Joaçaba, 24 profissionais resolvem todos os tipos de demandas dos 1106 clientes atendidos em vários cantos do país. Mais alguns profissionais também atuam como desenvolvedores em Cascavel, no Paraná, Dourados no Mato Grosso do Sul e na capital paulista. A Razonet nasceu digital em 2016 mas tem no seu DNA a experiência de dois empresários bem sucedidos ainda nos métodos tradicionais de relacionamento com o cliente.
Os contadores Valdenir Menegat e Odivan Cargnin são sócios e fundadores da empresa, sendo que o primeiro, mais conhecido como Nico, tem 30 anos de trajetória na área de Contabilidade com um escritório reconhecido no Estado e em todo o país. Odivan é diretor financeiro e de relações com investidores da Habitasul e da Irani. A renovação no novo negócio veio da segunda geração de uma das famílias, a advogada Luana Menegat que é CEO da Razonet, uma startup que realiza todos os serviços de modo on-line por meio de um aplicativo.
E foi com a Luana que conversamos para esta matéria, por meio de uma entrevista virtual indo de acordo com os novos hábitos profissionais depois da pandemia. Mas a Razonet já estava na vanguarda quando muitos escritórios precisaram correr para acelerar os processos de digitalização. “Quando criamos o aplicativo, nosso desafio ainda era gerar o hábito nos clientes de que não era preciso termos reuniões. E um dos desafios iniciais foi verificar que os clientes preferiam enviar áudios do que escrever suas demandas. Assim, fomos adequando a linguagem técnica aos áudios para substituir textos escritos e passamos a usar ferramentas de chat como whatsapp e telegram”, conta ela.
Mas de qualquer forma, prezando pela segurança e necessidade de seguir a legislação, foram mantidos os protocolos de guardar o que foi solicitado e quais respostas foram enviadas aos clientes. O objetivo da Razonet é sempre oferecer uma experiência simples, rápida e segura para as empresas. Podemos citar como pontos fortes do aplicativo: agilidade na coleta das informações, a transparência, a usabilidade e a praticidade de enviar documentação sem restrição de horário.
“Hoje os clientes estão bem mais acostumados com os processos. Os obstáculos estão mais nos órgãos públicos que precisam receber os documentos. Muitas prefeituras ainda exigem entrega presencial e a burocratização dos serviços ainda é grande. Mas vimos que com a pandemia, houve uma aceleração das ferramentas virtuais. No governo federal e nos governos estaduais essa digitalização ocorreu mais depressa, facilitando os serviços”, conta Luana.
Apesar de toda a preocupação com o ambiente virtual, a humanização do atendimento ocorre e é ponto importante nas tomadas de decisão da empresa. “A experiência do usuário é fundamental para garantir resultados eficientes. Os documentos são digitalizados e evitam a perda de informações e erros de lançamento”, explica Luana, que conclui: “O fator humano é a base do nosso sucesso”.
SOBRE A RAZONET
Sede: Joaçaba (SC)
Quadro de profissionais: 24 funcionários
Clientes: 1106 em todo o Brasil
Expansão: Meta de 4 mil clientes até dezembro de 2021
Clientes adeptos à tecnologia
Apesar da expectativa de mais crescimento durante a pandemia, por conta da busca por serviços virtuais, a Razonet manteve um ritmo de conquista de novos clientes mas com menos intensidade. Este ano é que a retomada está sendo sentida, segundo a CEO da empresa.
Com uma meta ousada de encerrar o ano com 4 mil clientes, ou seja, um crescimento de quase 300%, os sócios não tem medo da concorrência. “Existem muitos escritórios desenvolvendo ferramentas on-line ou que já oferecem serviços digitais, mas nós evoluímos tanto nos últimos três anos que estamos consolidados nesta área”, afirma Luana.
Ao buscar novos clientes, a Razonet determinou como perfil alguns critérios que a fazem conseguir a fidelização dos mesmos: empresas de pequeno porte e adeptas ao uso de tecnologia. “Queremos empresas que entendam nosso propósito e estejam juntos conosco para evoluir. Desta forma evitamos insatisfação”, ratifica Luana.
O empresário Cleuvio Camargo, da Pousada da Serra, é um dos clientes que aparecem no site recomendando os serviços, e diz que até em tempos de pandemia fica mais fácil “pois temos todas as informações da nossa Contabilidade no aplicativo do celular.”
Com o aplicativo da Razonet, o empreendedor tem acesso a toda Contabilidade na palma da mão, ficando muito mais fácil tomar decisões que envolvem custos e despesas. Pelo aplicativo o usuário tem acesso aos impostos e declarações, além de lançar despesas, acompanhar seu faturamento, custos e resultados.
Os funcionários da Razonet estão disponíveis em horário comercial para resolver dúvidas e perguntas via WhatsApp. Os contadores estão devidamente inscritos no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e fazem o atendimento personalizado para as necessidades de cada cliente.
Como funciona
A empresa tem um app para dispositivos móveis e também a versão web para que as operações possam ser efetuadas no computador. Quando o cliente faz o download e cadastra os dados lá, a equipe entra em contato por meio do WhatsApp para saber qual é a demanda enquanto empresa, se é abertura de um negócio, ou mudança de tributação, enfim, conhecer melhor as necessidades do cliente.
Se o cliente aceita as condições da empresa e o formato dos serviços, então faz o pagamento da primeira mensalidade. Assim que o pagamento for realizado, fica vinculado aos termos de uso e política de privacidade, isso significa que há um contrato de prestação de serviços. Desta forma, não há com o que se preocupar, os dados estarão seguros.
A digitalização permite a desburocratização dos serviços contábeis, logo, o empreendedor tem mais tempo para gerenciar a empresa e reduzir os custos fixos. E a Razonet possui ainda uma rede de parceiros com vantagens e descontos; a Universidade Razonet com conteúdos de gestão e empreendedorismo; o programa Indique & Ganhe com abono de mensalidade; Lives quinzenais com bate papo ao vivo com os especialistas; parcerias com empresas de software e instituições para liberação de linhas de crédito, além de informativos semanais com as principais notícias do mundo empreendedor e uma parceria com a Revista Empreendedor para acesso gratuito dos clientes.
PARCERIA
A Empreendedor firmou uma parceria com a Razonet, que é primeira empresa brasileira de Contabilidade digital, para levar esse serviço as micro e pequenas empresas. Ao assinar um plano de Contabilidade digital da Razonet, a empresa terá acesso anual gratuito à Revista Empreendedor digital, dedicada a negócios e gestão.
Nem 10% das pequenas empresas brasileiras tem hoje a Contabilidade digital, de forma rápida, segura, na palma da mão, através de um aplicativo de celular ou na tela do computador. Essa é uma oportunidade de ter mais eficiência, reduzir custos (em até 50%) e aumentar os lucros do negócio. Por isso que a Empreendedor, plataforma pioneira de empreendedorismo que completou 25 anos no mercado nacional, firmou essa parceria com a Razonet.
Por essa parceira, a empresa que fechar um dos três planos de assinatura mensal da Contabilidade da Razonet terá acesso, de forma gratuita, a Empreendedor durante um ano.
OS PLANOS
A Razonet tem um plano especial para o Micro Empreendedor Individual(MEI) com custo mensal de R$ 49,90. Para as empresas optantes pelo Simples Nacional com prestação de serviços, o plano da Razonet custa por mês R$ 85,90. Já para as empresas de comércio e indústria o plano mensal é de R$ 199,90.
A REVISTA
O foco da revista digital Empreendedor é transmitir informações e conhecimento de negócios e gestão, cases de sucesso empresarial, com ênfase em tecnologia, inovação e sustentabilidade.
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