Rede chega à capital carioca em busca de novos franqueados, impulsionada pela ascensão da Classe C, que conta com 23 milhões de potenciais consumidores cada vez mais preocupados com a saúde bucal
A Sorridents, maior rede de franquias de clínicas odontológicas do País, realizará o evento “Dia do Descobrimento" para apresentar o modelo de negócios da marca aos interessados em abrir uma clínica no Rio de Janeiro. O road show acontece no dia 18 de março, às 10h, no Hotel Pestana (Av. Atlântica, 2964), em Copacabana.
Em 2011, a rede aposta em uma nova forma de crescimento sustentável. O objetivo principal do plano estratégico estabelecido pelo departamento de expansão é dominar mercados em que a Sorridents já atua para, posteriormente, seguir com a abertura de clínicas em regiões mais distantes.
Desta forma, o Rio de Janeiro é considerado um mercado bastante promissor e estratégico para as pretensões da rede. De acordo com alguns especialistas de mercado, as ações da polícia pacificadora somadas à realização de competições internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tornaram o Rio de Janeiro um estado economicamente interessante. Além disso, o crescimento do mercado de petróleo na região de Macaé trouxe maior volume de investidores e profissionais para o estado.
A estratégia é baseada na técnica do crescimento em espiral, que visa o fortalecimento da marca e evita a descaracterização do negócio. Manter o padrão de atendimento é um dos maiores desafios das franquias brasileiras, já que o país possui dimensões continentais e culturas diversificadas. “Pensamos com muito cuidado na nossa estratégia de expansão para crescer sustentavelmente. Queremos levar a Sorridents a mercados ainda não explorados, mas para isso é preciso haver um casamento perfeito entre franqueado e franqueadora, já que nossa relação é de parceria. O Rio de Janeiro demonstrou que tem um potencial muito forte”, explica Cleber Soares, vice-presidente da empresa.
Hoje, a Sorridents já está consolidada como a maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, com 160 clínicas comercializadas e 120 em funcionamento. Para 2011, projeta crescer 20% e abrir 27 clínicas. A estratégia da Sorridents, para expansão no estado do Rio de Janeiro, projeta atingir 15 clínicas em 2011. Já existem três clínicas em operação e uma em fase de implantação. Entre as localidades, destacam-se os principais bairros das Classes B e C.
Seguindo a filosofia de crescimento em espiral, o volume de candidatos no estado fluminense é significativo, chegando à marca de 500 empreendedores interessados em conhecer o negócio, contabilizados através do sistema de cadastros da rede. Somente no último Congresso Internacional de Odontologia, realizado no final de janeiro deste ano, ao menos 15 odontologistas demonstraram interesse no negócio.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o estado apresentou um considerável crescimento de pequenas e médias empresas em 2010, com aumento de 8,7% no faturamento com relação a 2009. Segundo o vice-presidente da Sorridents, Cleber Soares, a Sorridents selecionou as cidades alvo por meio de um estudo das regiões que ainda possuem potencial para abrigar uma clínica. “A Sorridents vai atuar de maneira agressiva para conquistar novos franqueados nessas localidades, importantíssimas para o nosso negócio”, explica o executivo.
Outra expectativa da rede é tornar-se referência em odontologia até 2013, com reconhecimento pela excelência de atendimento e recomendada pela satisfação dos franqueados como negócio de sucesso. As clínicas do Rio receberam em 2010 cerca de 10 mil novos pacientes. Em recente pesquisa realizada dentro das clínicas, 97% dos pacientes indicariam o serviço da Sorridents para um conhecido e consideram o atendimento como Bom ou Ótimo. “Além de nos fornecer um crescimento sustentável, investir mais no estado do Rio de Janeiro irá proporcionar à população uma nova forma de ver a ida ao dentista. A Sorridents foi desenvolvida para dar conforto e qualidade aos pacientes que nos procuram, com uma clínica multidisciplinar onde precisa”, explica Soares.