Startup opera como um e-commerce de fotoprodutos personalizados. Trabalho ganhou destaque no Quarto do Líder do BBB 22 da Globo e atrai investidores na CapTable
A Fotoploc é uma startup de Brasília que tem presença garantida no Big Brother Brasil 22 com seus álbuns de figurinhas no “Quarto do Líder”. Foi essa empresa que abriu uma rodada de captação de investimentos na CapTable, maior hub de investimentos em startups do país. A startup opera como uma plataforma própria de e-commerce para personalizar fotoprodutos de alto valor agregado e busca R$1,5 milhão em aporte.
Qualquer pessoa pode se tornar sócia da Fotoploc. Para isso, basta acessar a página de investimento na CapTable, fazer cadastro e realizar o aporte com valores iniciais a partir de R$1 mil. A startup, fundada somente por mulheres, completa 10 anos esse ano e conta com os mais variados produtos – entre eles, o álbum de figurinhas -, que trouxe um novo significado quanto ao uso dessas imagens fora dos ambientes digitais.
A rodada da Fotoploc na CapTable conta com o coinvestimento da Cotidiano (aceleradora com foco em projetos digitais e inovadores), do Garan Ventures (boutique de investimento em startups digitais com recursos próprios) e da Moai Participações (micro-VC com investimentos em economia tradicional, negócios de impacto social e startups inovadoras variando do early-stage até a série A).
Presença no BBB 22
A fotografia sempre esteve presente na vida das pessoas. Mas com os meios digitais, muitas imagens ficam presas em telefones celulares. Quando muito, são compartilhadas apenas em redes sociais. A Fotoploc surgiu justamente para dar um novo significado para esses arquivos.
Com essa proposta, foram criados vários infoprodutos. O principal item de seu portfólio, o álbum de fotofigurinhas, chamou a atenção da produção do principal reality show da televisão brasileira, o BBB 22 da TV Globo. O programa escolheu o produto da Fotoploc por ser um item único e personalizado ao líder da semana.
“O álbum de figurinhas confeccionado pela Fotoploc é único para cada uma das pessoas e por isso torna-se uma ferramenta de humanização e gamificação para cada uma das pessoas que recebem o produto”, detalha a CEO da Fotoploc, Camila Sallaberry.
Muito além do BBB
Além de garantir presença no Big Brother Brasil neste ano, a startup conta com as marcas licenciadas da Warner, Flamengo, Corinthians e Netflix, além de participar do mega projeto dos 10 anos de carreira da cantora Anitta.
“Ao longo da trajetória da Fotoploc, nós desenvolvemos nossa própria plataforma de tecnologia, temos um universo lúdico que dá suporte à experiência do usuário onde apresentamos os nossos gnomos que são responsáveis pela confecção dos produtos. Além dessas marcas, nós também já confeccionamos álbuns para as equipes como Banco do Brasil, Zé Delivery, Pier Seguradora e para alunos do Marista”, explica Maria.
Com um modelo de negócio focado no B2C – que representa 94,92% do faturamento total da empresa em 2021. O total de acessos únicos no site da Fotoploc em 2021 foi superior a 1,5 milhão.
A intenção de recompra da base de clientes da startup é de 87,2%, por isso, em 2020, lançamos o MVP do “Clube de Assinatura”. Com isso, os clientes tinham a opção de, mensalmente, escolher um dos álbuns disponíveis no site, com direito a descontos e mimos exclusivos.
Agora, com a rodada de captação na CapTable, a startup pretende retomar o Clube, usufruindo da evolução dos produtos, oferecendo boxes temáticos e novos planos para os usuários.
Sobre a Fotoploc
A Fotoploc nasceu para dar vida às fotos de forma interativa, divertida e fora do comum. A startup atua como um e-commerce, com plataforma própria, para personalizar fotoprodutos de alto valor agregado.
O principal produto de seu portfólio é o queridinho Álbum de Fotofigurinhas, que resgata a experiência nostálgica do álbum da banca de revistas, mas desta vez trazendo o cliente como o personagem central dessa história.
A Fotoploc transforma a relação da humanidade com a fotografia ao conectar o digital ao físico, com uma pitada de fantasia.
Mais informações em https://fotoploc.com.br/.
Sobre a CapTable
Em operação desde julho de 2019, a plataforma de investimentos coletivos é um dos produtos da CapTable no mercado de investimentos em startups. Hoje, a CapTable disponibiliza todo o seu conhecimento para selecionar startups e gerar para elas conexões com diversos tipos de investidor – além do varejo, conectando-as com empresas, aceleradoras, grupos de anjo e fundos de investimento. Atualmente, o hub de investimento atua para ser um meio de garantir funding para startups, independente do veículo ou player de investimento.
O cenário de incertezas na economia, mudanças constantes na taxa básica de juros e necessidade de diversificar os ativos investidos estão fazendo com que o brasileiro aprenda a investir em outras áreas. A pandemia do novo Coronavírus reafirmou essa tendência.
“Nosso foco é atrair investidores que têm a visão que investir nesta modalidade pode trazer ganhos que nenhuma outra disponível no mercado é capaz de ofertar. Basta imaginar quanto tiveram de retorno os primeiros que investiram no estágio inicial de startups como 99, iFood e outros”, afirma Paulo Deitos que é um dos cofundadores da plataforma.
Desde a sua criação, a CapTable conquistou a confiança de mais de 5.600 investidores ativos que aportaram mais de R$65 milhões em startups como Alter (fintech), Trashin (cleantech), Hiperdados (proptech/SaaS), Zletric (energy as a service), Finansystech (Open Finance as a Service), payfy (fintech), Easy B2B (B2Baas), Quadrado Express (retailtech), LeCupon (fintech), Weex (fintech/traveltech), Essent Agro (fintech/agrotech), Veriza (fintech), Play Delivery (Logitech) e outras.59