Em meio à Semana Global do Empreendedorismo, a Endeavor lançou um estudo que mapeou a cultura empreendedora no país e que revela 6 segmentos de potenciais empreendedores. Este estudo deu origem a um teste de perfil, que você também pode realizar e conhecer qual é o seu!
A inquietação por compreender cada vez mais o universo dos empreendedores brasileiros, marcado pela diversidade de características e nuances regionais, foi o que levou a Endeavor Brasil, organização global de fomento ao empreendedorismo, a realizar a pesquisa Os Perfis dos Empreendedores Brasileiros. Feito em parceria com o Grupo Troiano, o estudo contou com análises qualitativa e quantitativa, entrevistando cerca de 4.000 pessoas em 14 capitais das 5 regiões do país.
A pesquisa analisou aspectos comportamentais, motivacionais e de gestão do brasileiro no que diz respeito a empreender, o que permitiu segmentar a população em seis diferentes perfis de empreendedores: “Nato”; “Meu Jeito”; “Situacionista”; “Herdeiro”; “Busca do Milhão”; e “Idealista”. Para os que ficarem curiosos, a Endeavor disponibilizou um teste online, que revela o perfil dos participantes. O quiz pode ser acessado através do link: www.endeavor.org.br/perfilempreendedor.
Segundo Pamella Gonçalves, Diretora de Pesquisa e Mobilização da Endeavor, “Para os atuais e futuros empreendedores, conhecer o próprio perfil ajuda a compreender suas principais alavancas de motivação. Assim, é possível escolher melhor o negócio em que investir seu tempo e até a melhor estratégia a seguir em sua empresa. Já para outras organizações que lidam com empreendedores, os perfis permitem que elas reflitam sobre seus produtos e a sua interação com esses empreendedores, levando em consideração suas crenças e motivações.”
A pesquisa apontou ainda a prevalência do perfil Situacionista na população brasileira. Quase 1/3 dos entrevistados foram identificados neste segmento, que é o que apresenta menor potencial para, de fato, tirar a ideia do papel. Isto pode explicar o fato de haver tanta gente interessada em empreender no Brasil, mas que ainda não está dando passos concretos na direção de construir o seu próprio negócio. Também na linha de possíveis entraves para o crescimento das empresas no pais, o estudo revelou que 73% dos entrevistados priorizam a qualidade de vida em detrimento à superação constante, opção de apenas 27%. A escolha pode explicar o porquê de apenas 1,5% das empresas empregadoras no Brasil apresentarem crescimento acelerado, segundo relatório do IBGE, em parceria com a Endeavor.
Para conhecer o estudo completo, basta acessar este link e fazer o download: http://info.endeavor.org.br/os-perfis-dos-empreendedores-brasileiros.
PRINCIPAIS DADOS – OS PERFIS DOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS
-
61% dos brasileiros declara ter planos para abrir um negócio nos próximos 5 anos.
-
73% priorizam a qualidade de vida em detrimento à superação constante, opção de apenas 27%.
-
33% fizeram algum curso de empreendedorismo.
-
Otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo e resiliência são os 5 aspectos comuns e indispensáveis que separam os que têm comportamento empreendedor dos que não têm.
-
31% dos brasileiros se encaixam no perfil “Situacionista”, 25% são “Busca por Milhão”; 14% “Meu Jeito”; 12% “Idealista”, e 9% se identificam com o segmento “Herdeiro”.