Em dez anos, o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato se consolidou como a mais importante e pioneira ação para promover o artesanato brasileiro. Desde 2006, mais de 5,5 mil unidades de produção artesanal se inscreveram na prêmiação, que reconhece as cem unidades mais competitivas do Brasil, tanto pela qualidade dos produtos quanto pelas boas práticas de gestão.
O TOP 100 ainda incentiva a formalização dos empreendimentos de artesanato, pois, para participar da premiação, que acontece a cada três anos, é preciso ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) coletivo ou individual, que pode ser de uma pequena ou microempresa, cooperativa, associação ou de um microempreendedor individual. Ao mesmo tempo em que promove e divulga as melhores práticas, os produtos e os autores das peças artesanais mais competitivas, o prêmio é uma ferramenta de diagnóstico e prescrição de requisitos positivos que uma unidade produtiva deve possuir.
Ao fazer a inscrição, o artesão responde a um questionário com uma série de perguntas sobre o dia a dia da sua atividade, a destinação dos resíduos da produção, a definição do preço dos produtos, a quantidade de pessoas, que trabalham de modo constante, e o principal meio de divulgação. A avaliação é feita com base em 11 critérios, entre eles, a organização da produção; a adequação econômica dos produtos; as práticas comerciais; e o planejamento e a gestão. Assim, mesmo as unidades não premiadas, recebem dicas do Sebrae sobre como se tornar mais competitiva.
“O TOP 100 foi criado a partir da necessidade de apontar novas abordagens de estímulo à produção artesanal brasileira. Até então, a maioria das iniciativas centrava-se na figura do artesão ou de seu produto. Isso demonstrou não ser suficiente, pois ter bom produto não significa necessariamente uma oportunidade de negócio”, lembra a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. “Não estamos premiando as cem melhores peças de artesanato, mas sim os cem melhores empreendimentos brasileiros de artesanato, considerando a produção, a administração, a divulgação e a comercialização, não se limitando, portanto, à qualidade de seus produtos”, completa.
Desde sua primeira edição, o prêmio é considerado uma iniciativa de sucesso com um crescente número de inscritos em cada edição. Na primeira edição, foram 585 inscritos, número que saltou para mil na segunda, 1.826 na terceira e 2.145 nesta edição. O TOP 100 busca identificar as melhores práticas de gestão, premiar e oferecer vantagem competitiva, promover benchmarkingentre as unidades produtivas e fomentar a promoção comercial e a geração de negócios.