Especialistas apontam estratégias essenciais para empresas comandadas por mulheres se posicionarem com mais força e consistência no mercado
As mulheres já lideram 34% das empresas brasileiras, segundo o Sebrae. O número reflete uma presença crescente no cenário empreendedor nacional, mas também escancara desafios: muitas dessas lideranças ainda enfrentam barreiras para estruturar suas estratégias de comunicação, fortalecer sua reputação, negociar com segurança e alcançar crescimento sustentável.
Para apoiar esse avanço, três especialistas que atuam com empresas comandadas por mulheres reuniram recomendações práticas para enfrentar esses desafios e alavancar resultados. As dicas abordam desde posicionamento de marca e geração de autoridade até habilidades de negociação e educação empreendedora.
1) Centralize a estratégia, por Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação
Para Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, hub phygital de marketing e comunicação que acaba de completar nove anos de atuação, o erro mais comum está na fragmentação das ações de marketing. “Uma das principais barreiras que as empreendedoras enfrentam é a pulverização da comunicação. Muitas contratam diferentes fornecedores sem visão integrada, o que prejudica a coerência da marca. Por isso, meu conselho número um é: centralize a estratégia. Comunicação não pode ser uma colcha de retalhos, ela precisa de propósito e consistência”, afirma.
2) Transforme negociações em oportunidades, por Lisandra Branco, fundadora e CEO da S8 Capital
Com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, Lisandra Branco, fundadora e CEO da S8 Capital, ecossistema de soluções financeiras de alto impacto, revela que precisou dominar estratégias de negociação para ganhar um lugar à mesa. “Acredito que negociar não se trata de um campo de batalha, onde apenas um lado é visto como vencedor. Uma atuação efetiva nesse tipo de estratégia cria espaço para que ambos os lados tenham seus objetivos alcançados. Porque o melhor tipo de mediação é aquela que abre portas para muitas outras possibilidades”.
3) Invista em educação empreendedora com foco em cuidado, por Tatyane Luncah (foto em destaque), CEO da EBEM
Para Tatyane Luncah, CEO da Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino (EBEM), uma das estratégias mais poderosas para o crescimento sustentável de negócios liderados por mulheres é o investimento contínuo em educação empreendedora aliada à economia do cuidado. “Empreender vai além de estruturar um plano de negócios. É sobre desenvolver visão estratégica, inteligência emocional e redes de apoio. Mulheres que compreendem o valor de cuidar de si, das suas equipes e da comunidade à sua volta têm mais capacidade de inovar e gerar impacto real. Cuidar também é uma estratégia de mercado – e das mais potentes”, destaca.