Um picht bem elaborado é essencial para conquistar os investidores

Investidora Alexandra Casoni, participante do Shark Tank Brasil, destaca as vantagens do processo

Utilizado por empreendedores para atrair investidores e conseguir financiamento para seus negócios, um pitch é uma apresentação curta e persuasiva, que pode ser fundamental na hora de fechar um negócio e atrair investidores. A empresária e investidora Alexandra Casoni, shark convidada da 9 temporada de Shark Tank Brasil, no Sonny Channel conhece bem a importância de um pitch bem elaborado.

“Muitas vezes é a primeira oportunidade que um empreendedor tem para impressionar potenciais investidores. Uma boa primeira impressão pode abrir portas para reuniões e negociações mais aprofundadas”, ressalta Casoni. Ela é sócia da Flormel, uma das maiores empresas do segmento saudável do Brasil e possui mais de 20 mil pontos de venda e presença nas principais redes de supermercados e farmácias de todo o país, em uma trajetória que se estende por 20 anos, incluindo 9 como CEO da empresa, fundada em Franca, São Paulo.

O pitch força o empreendedor a sintetizar sua ideia de negócio de forma clara e concisa. Isso ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do projeto, além de garantir que a proposta seja compreendida rapidamente. Alexandra criou recentemente o Club A, um movimento de educação empresarial, autoral e exclusivo para mulheres empreendedoras.

“Tanto no Shark Tank, como na minha mentoria, costumo ressaltar a importância do pitch e seus pontos chaves que são a apresentação pessoal e do negócio, qual o problema que o seu negócio resolve e de que forma, o tamanho e características do mercado-alvo, como o negócio gera receita, quem são os concorrentes e o diferencial competitivo do negócio, quem está por trás do projeto e suas qualificações, estimativas de receita, lucros e necessidades de investimento e, por fim, quanto de investimento o empreendedor está buscando e como será utilizado”, diz.

Na mentoria, Alexandra guia empresárias que desejam crescer e prosperar como empreendedoras. Ela também coloca em prática sua expertise de “sharker” com dicas para atrair novos negócios e consolidar o relacionamento com investidores, entre elas:

Demonstração de conhecimento
Um pitch bem preparado demonstra que o empreendedor conhece profundamente o mercado, o produto ou serviço, e tem um plano claro de como alcançar o sucesso. Isso gera confiança nos investidores.

Validação do modelo de negócio
Ao apresentar um pitch, o empreendedor deve evidenciar que seu modelo de negócio é viável e tem potencial de crescimento. Dados concretos sobre o mercado-alvo, concorrência, e projeções financeiras ajudam a validar a proposta.

Captação de recursos
O objetivo principal de um pitch é atrair investimentos. Uma apresentação convincente pode resultar na obtenção de capital necessário para desenvolver e expandir o negócio.

Conexões e networking
Mesmo que o pitch não resulte imediatamente em financiamento, ele pode criar oportunidades de networking valiosas. Investidores que se interessarem pela ideia podem oferecer conselhos, conexões ou futuras oportunidades de financiamento.

Feedback e aprendizado
Apresentar um pitch a investidores permite que o empreendedor receba feedback valioso. Isso pode ajudar a refinar a ideia, ajustar a estratégia e melhorar as chances de sucesso no futuro.

Empreendendo desde a infância
Tudo teve início aos 11 anos de idade, quando Casoni começou como vendedora de doces. Aos 15, já desempenhava o papel de degustadora de produtos da marca da família. Ao longo dos anos, Alexandra aprofundou seu conhecimento e experiência no mercado de alimentos saudáveis.

“Meus pais fizeram o mais difícil, que foi a base da empresa, os princípios, a raiz. Eu fui os troncos e os frutos. Eu trouxe o fogo e a energia, o entusiasmo de empreender”, comenta a empresária.

Com o objetivo de se aproximar ainda mais das necessidades e desafios do público-alvo desse setor, ela graduou-se em nutrição, tornou-se técnica em engenharia de alimentos e transitou estrategicamente por diversos departamentos da Flormel, incluindo Indústria, Inovação, Trade, Marketing, Comercial e Expansão de Negócios. Em 2023, Alexandra deixou o comando da Flormel como CEO passando a se tornar sócia da companhia, para fundar sua frente de mentoria de alta performance para mulheres empresárias.

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