Vacina da inovação (4): Startup mantém as baterias recarregadas

Mobilidade ao usuário de smartphone com recarga e compartilhamento em qualquer lugar

Quem nunca precisou usar o smartphone, mas ficou sem bateria em um momento importante? Foi pensando em solucionar esse problema recorrente na vida dos brasileiros, que a Hyupp – startup de recarga rápida criada em São Paulo – estreou no mercado nacional. A empresa oferece inovação, praticidade e mobilidade ao usuário, com o serviço de compartilhamento de baterias portáteis (Powers Banks). A expectativa é chegar a 800 estações de recargas espalhadas em estabelecimentos comerciais na capital paulista até setembro, com um crescimento estimado de 1.800% em 2021. Segundo Ahmed Kadura, CEO e sócio fundador da Hyupp, há um mercado enorme esperando pela chegada da Hyupp. “De outubro em diante nossa meta é avançar para fora de São Paulo e fechar 2021 com faturamento de 1,7 milhão”, diz. Além de Kadura, formado em biomedicina e administrador da KADS Capital Gestor de Patrimônios e Investimentos, a startup tem como sócio AmerKadourah, responsável pelo marketing da empresa.

Os investimentos na startup não são revelados, mas foram muitos os esforços para chegar a uma solução que atendesse o mercado brasileiro. “Trouxemos um modelo chinês que não teve sequer um dispositivo aproveitado. Tudo precisou ser repensado e levou bem mais tempo e mais recursos do que prevíamos”, conta Ahmed Kadura. No entanto, os resultados da dedicação valeram a pena. Quando precisam, os usuários podem localizar as baterias disponíveis através do aplicativo e desbloqueá-las. A cobrança também é feita diretamente pelo app, via cartão de crédito, que serve de garantia de devolução. O carregador portátil já possui os cabos de conexão com aparelhosiOs e Android integrados.  “As máquinas sempre possuem bateria porque ficam disponíveis em pontos próprios de carregamento para serem usados e podem ser devolvidos em qualquer outra máquina”, afirma Kadura. Os componentes, as máquinas e os carregadores são importados.

O potencial de negócio é do tamanho do Brasil, um país extremamente conectado por celulares, com cerca de 230 milhões de aparelhos ativos. Já o número de computadores, notebooks e tablets em uso no Brasil é de 180 milhões. Só no último ano houve um aumento de 10 milhões no número de smartphones ativos, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Ahmed Kadura destaca ainda que com os avanços na tecnologia e o leilão para ocupar a nova frequência de celular a ser aberta no país, o 5G, previsto para 2021, a forma como se consome internet no celular mudará ainda mais, o que demandará maior autonomia das baterias. Outro sinal de mudança vem das próprias fabricantes como a Apple, que lançou o iPhone 12 sem carregador. A Samsung não fica atrás e cogita lançar seu Galaxy S21 sem o carregador. Tudo para preservar o meio ambiente, dizem.

Aos parceiros, a Hyupp oferece visibilidade no app, com espaço sem custos para promoções e descontos, além de aumento da visibilidade e fluxo do estabelecimento. A parceria não requer atenção, tempo ou trabalho dos colaboradores, e isenção de responsabilidades com os powerbanks. Recentemente a empresa ofertou aos hospitais paulistanos suas máquinas de powerbanks com carregamento gratuito diário por 12 horas. De acordo com o CEO e sócio-fundador da Hyupp, a ação em direção aos hospitais e no combate a pandemia de Covid-19 vem ao encontro de ações direcionadas a minimizar o estresse gerado pela pandemia. A falta de um smartphone ativo pode significar uma série de transtornos em momentos cruciais, até mesmo para se chamar um Uber, por exemplo. “Queremos ajudar a salvar vidas e deixar um aparelho plugado já ameniza as preocupações desses heróis que estão envolvidos no combate a pandemia”, diz Kadura. Para o CEO da Hyupp, a solução oferecida tem potencial de alcançar uma grande escala, que a tornará uma verdadeira necessidade ao consumidor brasileiro.

Sobre a Hyupp – Fundada no final de 2020, a Hyupp é uma startup que alia inovação, praticidade e mobilidade ao usuário, com o serviço de compartilhamento de baterias portáteis (Powers Banks). Por intermédio de parceria com bares, restaurantes, lojas de conveniência, varejistas, aeroportos e vários outros tipos de estabelecimentos a companhia instala máquinas para a retirada do equipamento que após seu uso, podem ser devolvidos em qualquer outro ponto onde exista o produto instalado. Os endereços para retirada e devolução, assim como todo o sistema de pagamento são disponibilizados por meio de um aplicativo. www.hyupp.com.br

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn