A Vale (VALE5) assinou no último domingo (3) um contrato de US$ 1,6 bilhão para a construção de 12 navios VLOC (Very Large Ore Carriers) com a empresa chinesa Rongsheng.
Com capacidade de carga de 400 mil toneladas, as novas embarcações são consideradas os maiores navios graneleiros para minério a serem construídos no mundo. O primeiro navio tem entrega prevista para o início de 2011, enquanto o restante deverá ser entregue até o final de 2012.
Com os contratos firmados em maio de 2007, a Vale terá capacidade de transportar aproximadamente 30,2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro por ano do Brasil para Ásia, 31% dos embarques para a China no último ano.
Aproveitando a demanda
O investimento firmado, segundo a mineradora, foi suplementar ao programa de investimento de US$ 59 bilhões estipulado para até 2012, justificável diante dos benefícios a serem agregados em razão do crescimento da demanda asiática pelo minério.
Ademais, a Vale deverá incluir trens mais longos nas ferrovias que atravessam o Brasil e deverá criar um serviço de frete marítimo dedicado para o mercado asiático, "região que contribuirá com a maior parte do crescimento da demanda global de minério de ferro", conforme prevê a empresa.