O número de emplacamentos de automóveis importados registrou alta de 93,2% em janeiro, frente ao mesmo período de 2010, segundo dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) divulgados nesta sexta-feira (4).
No primeiro mês do ano, 9.572 unidades foram emplacadas, enquanto em janeiro do ano passado foi registrada a venda de 4.954 veículos. Já comparação com dezembro do ano passado, quando foram vendidas 13.459 unidades, houve queda de 28,9%.
Apesar da queda na comparação mensal, a participação dos importados no mercado subiu de 3,73% para 4,16%, na medida que o volume total caiu 36,3%.
"O resultado obtido por importadores oficiais, em janeiro, foi rigorosamente igual ao histórico do setor automobilístico brasileiro da última década para o primeiro mês do ano. Ou seja, queda da ordem de 26%. Ainda assim, se tivéssemos tido mais produtos em janeiro, poderíamos ter obtido resultado próximo ao desempenho de dezembro de 2010", explicou o presidente da Abeiva, Jospe Luiz Gandini.
Estimativas
De acordo o presidente da associação, para este ano, a Abeiva espera a venda de 165 mil unidades, pressupondo emplacamento mensal de 13,7 mil unidades.
"Certamente, em janeiro e em fevereiro, não conseguiremos atingir esse total. Mas, a partir de março, pretendemos recuperar a venda média mensal projetada", concluiu Gandini.