Versatilidade, tecnologia, criatividade e inovação são minhas aliadas profissionais

Minha paixão por criar e desenhos surgiu na infância. Aos 16 anos, época em que fazia estágio no Banco do Brasil, os meus desenhos fazerem sucesso quando meu chefe me convidou para desenhar no jornalzinho interno da empresa. Foi super legal. Com a fama que ganhei no jornal, acabei criando um personagem para mostrar de maneira divertida diversas situações do dia a dia de um funcionário do banco. Eu criava os quadrinhos, tirava cópia e distribuía as revistinhas nos andares. Os chefes de cada setor me ajudavam a vender e isso já me dava um dinheirinho. Assim, eu descobri que eu poderia ganhar dinheiro com o que eu fazia.

Quando completei 20 anos, eu segui novos rumos e fui trabalhar como desenhista nos estúdios Mauricio de Souza. Foi lá que descobri uma vaga de estágio para um setor ainda experimental na empresa, uma oportunidade de trabalhar com 3D. Decidi trocar meu trabalho como desenhista para um estágio não remunerado para aprender computação gráfica. Foi fantástico! Eu pude ter meu primeiro contato com computador. Foi nesse momento que me apaixonei por tecnologia.

Tive o prazer de conhecer o Mauricio de Souza e na época, como 3D ainda era novidade, ele vinha nos visitar cheio de curiosidade para ver o que estávamos fazendo. Essas rápidas visitas foram momentos especiais, pois ele era atencioso, conversava, dava dicas preciosas e era extremante humilde. Certa vez, ele disse para mim que nunca iria entender como mexer em uma coisa dessas, se referindo ao computador.

O setor de computação gráfica me abriu portas e um tempo depois, surgiu a oportunidade de trabalhar no Castelo Rá-Tim-Bum na parte de cenografia e efeitos especiais. Trabalhar na TV Cultura em um dos programas mais populares e, ainda, poder ver os bastidores e trabalhar naquele universo mágico foi super bacana. Aprendi a melhorar a parte de escultura, fazendo os bonecos e cenografia. Era muito curioso e perguntava sobre iluminação, edição e me ensinavam tudo. Foi um momento marcante na minha vida.

Estudei Publicidade na Fundação Álvares Penteado, mas como sempre fui inquieto, preferi buscar oportunidades para aprender na prática e assim, não finalizei o curso. Depois disso, fui trabalhar na Neo Design de Walber Ribeiro, onde comecei como ilustrador e graças ao meu talento para criar, comecei a trabalhar com criação de jogos. Foi um divisor de águas na minha carreira. Era a principal agência que trabalhava com design para as principais empresas de brinquedos. Entrei como ilustrador, depois comecei a fazer embalagens e devido a minha facilidade em criar, eu comecei a trabalhar com desenvolvimento de brinquedos e mecânica para jogos.

Foi nessa época que produzi a “Pizzaria Maluca”, comercializado pela Grow, é basicamente uma pizza, em que a criança tinha que montar. O inovador é que ela tem o formato de uma embalagem de pizza o que, na época, era muito cara de se produzir, mas a Grow topou e é até hoje um dos campeões de venda.

Nos anos seguintes, já a minha agência a Creare Comunicação, consegui aplicar no meu trabalho todo minha experiência desenvolvendo produtos licenciados para diversos artistas, criei jogos em CD-Room  em parceria com a Rede-TV, fui cofundador da feira de sucesso Casa&Casamento com três edições em São Paulo e que mais tarde deu origem a um dos mais completos portais de casamento da época. Em 2009, criei a marca que virou febre entre os noivos do país, o Wedding Cartoon, retrospectivas divertidas em desenho animado que contava a estória dos casais. O produto foi referência no mercado de casamento e suas retrospectivas figuravam na mídia e nos casamentos da alta sociedade.

Em 2012, entrei para a Flex Interativa, empresa de tecnologia fundada por Fernando Godoy.Como diretor de criação, colaborei para a empresa se tornar uma agência 360. Entre vários projetos na Flex, fui responsável pela arte dos rótulos com Realidade Aumentada da Leuven.

Com DNA de inovação, eu e o Fernando Godoy comandamos a Flex Interativa desenvolvendo projetos inovadores que unem criatividade e tecnologia através de soluções interativas e imersivas com o uso das realidades virtual, aumentada, mista, cinema interativo e de projeção mapeada. Pioneira no desenvolvimento de realidade aumentada e virtual no Brasil já entregou inúmeros projetos corporativos e agora está desenvolvendo uma nova linha de produtos educacionais, escaláveis e globais através dessas tecnologias, chamada de Flex Universe, integrando também a inteligência artificial.

Estes sistemas impactarão totalmente o modelo de vendas do varejo e da educação, pois criam um novo universo de comunicação onde o virtual e o real se misturam e quebram barreiras. Tecnologias como a Realidade Aumentada pode fazer, por exemplo, que uma embalagem possa literalmente conversar com seus consumidores, projetando conteúdos virtuais que extrapolam o limite físico. E a minha predileta, a Realidade Virtual, que com toda a imersão e realismo, consegue colocar uma criança por exemplo,no primeiro pouso na lua. A tecnologia nunca foi tão mágica.

Trabalhar ao lado de Fernando Godoy, CEO da Flex Interativa, tem sido uma grande experiência. Fernando é um empreendedor nato e sou o cara do desenho que ainda curte videogame, temos perfis profissionais que se complementam, mas em comum, o sangue desbravador e a constante necessidade de inovar. Somando nossas experiências, conseguimos navegar por mares desconhecidos, usando nossas intuições como bússola. Junte nessa jornada uma equipe de talento como a nossa e o sucesso surge como um baú do tesouro.

*Marcelo Rodino é Diretor de criação e sócio da Flex Interativa. Na foto, ao lado de Arnold Schwarzenegger.

 

 

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