Nos últimos anos, o mercado de energia solar brasileiro movimentou cerca de R$ 122 bilhões em investimentos em GD (Geração Distribuída), comprovando sua grande tendência de crescimento
Além disso, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), revelou que o País chegou à marca de 35 gigawatts (GW) de potência instalada da energia solar fotovoltaica. Dessa maneira, o setor é responsável por 15,9% da matriz energética de todo o Brasil.
O movimento desse mercado é crescer ainda mais nos próximos anos, principalmente em 2024. A Absolar divulgou uma projeção em que o acréscimo em capacidade instalada neste ano será de 9,3 GW, fazendo com que essa fonte de energia atinja 45,5 GW de potência acumulada no Brasil até o fim deste ano.
Conforme a avaliação da entidade, os novos investimentos feitos pelo segmento poderão ultrapassar a marca de R$ 38,9 bilhões em 2024, com mais de 281,6 mil novos empregos, além de uma arrecadação de mais de R$ 11,7 bilhões aos cofres públicos.
A Wood Mackenzie – negócio global de insights para energias renováveis e recursos naturais – fez um levantamento, onde aponta que o Brasil será, no início da próxima década, um dos cinco maiores mercados de energia solar do mundo, sendo superior a países como Japão e Austrália.
Allex Gomes, CEO da franquia Power Mais Energia Fotovoltaica, estima que o ano de 2024 será um dos melhores do segmento no Brasil. “O mercado de energia fotovoltaica está cada vez mais profissional e com equipamentos cada vez mais modernos. Além disso, esperamos que os juros baixem ainda mais, fazendo com que seja um atrativo ainda maior ao consumidor”, ressalta o empreendedor.
Atual momento
A Power Mais nasceu em 2011 como um produto financeiro para redução de custo fixo em uma fintech. Porém, após seu grande sucesso, foi desmembrada para se tornar uma franquia.
“Nos tornamos um grande player no mercado de energias sustentáveis com mais de 6 mil projetos instalados e homologados em todo Brasil. Através dessa nossa força e experiência que adquirimos com os anos, conseguimos observar um mercado mais vantajoso, tanto para clientes, como para investidores no negócio”, salienta Allex.
No ano passado, a energia solar passou a ser taxada pelo governo federal, mas segundo Gomes, o medo do impacto foi maior do que o resultado final. “A taxação veio junto com a regulamentação, o que trouxe mais segurança jurídica para o setor e afrouxou as linhas de crédito proporcionando o acesso a energias renováveis a muitos brasileiros.”
Apesar dessa taxação, o CEO da Power Mais acredita que não irá influenciar nos resultados deste ano. “Mesmo com os reajustes ano a ano, acabamos acompanhando a inflação e de qualquer forma vamos pagar essa conta com ou sem energia solar.”
Economia e retorno
Para Allex, a energia solar é uma grande solução financeira, pelo fato de seu principal objetivo ser o de reduzir os custos fixos da conta de luz em empresas e nas residências.
“A energia solar fotovoltaica gera uma economia de até 90% na conta de luz. Em até 90 dias o consumidor já consegue deixar o ciclo de faturamento redondo e perceber as reduções nas faturas. O retorno do investimento para quem paga à vista é de dois anos e meio, para financiamentos vai depender da quantidade de parcelas escolhidas”, detalha Gomes.
Expansão da marca
Atualmente, a Power Mais conta com 150 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, não estando presente em apenas três estados brasileiros. Por mês, a franquia implementa cerca de 10 unidades, seja no modelo home office ou standard. Além disso, cidades acima de 5 mil habitantes estão aptas a receber uma operação.
“Faturamos mais de R$ 10 milhões em 2023 e estimamos crescer o dobro em 2024, ou seja, faturar R$ 20 milhões. Também projetamos comercializar mais 100 unidades, com a entrada de novas tecnologias e novas frentes de venda”, finaliza Allex.
Sobre a Power Mais Energia Fotovoltaica
A Power Mais Energia Fotovoltaica nasceu em 2011 em São José do Rio Preto (SP), como um produto financeiro para redução de custo fixo em uma fintech. Após seu grande sucesso, migrou para o franchising em 2020 e faz parte do Grupo License Consultoria e Franchise. O franqueado da marca não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil. Atualmente, a rede disponibiliza dois modelos de negócio: home office e standard, com investimento inicial a partir de R$ 19.990 e prazo de retorno estimado entre 3 a 12 meses. https://www.projetopowermais.com.br/