Confira dicas de Contabilidade para e-commerce

Lucas Marchon empreendedor

Lucas Marchon, diretor comercial e de expansão da Stegia, traz soluções inovadoras para manter eficiência dos processos contábeis no comércio digital

O varejo vive uma nova era com o crescimento do e-commerce. Nesse contexto, é cada vez mais importante entender aspectos que podem auxiliar na gestão e manutenção da plataforma, mantendo assim, sua eficiência.

O especialista Lucas Marchon, diretor comercial e de expansão da Stegia, empresa goiana especialista no desenvolvimento de serviços de terceirização financeira e contábil e que tem como missão facilitar a vida do cliente de forma inovadora, cita cinco dicas para auxiliar a ter uma contabilidade para e-commerce de qualidade.

A regularização da empresa é o primeiro passo?

Com certeza. É fundamental regularizar o seu e-commerce, já que, a partir do registro do CNPJ da marca, ele já passa a ser incluído na contabilidade da empresa. Entre os benefícios de ter um CNPJ estão a realização de financiamentos e empréstimos com taxas e prazos especiais, compra de produtos no atacado e emissão de nota fiscal.

O segundo ponto é fazer o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI). Pequenas e médias empresas, que faturam até R$ 81 mil por ano, são elegíveis para realizar o cadastro. O MEI não precisa emitir nota fiscal ou escriturar livros fiscais, entre outras vantagens, e pode realizar seu cadastro do CNPJ no Portal do Empreendedor.

Quais outros pontos importantes?

Calcular os impostos internacionais também está entre os pontos de atenção. O diretor explica que, como o e-commerce permite vendas para o mundo todo, é necessário que se informar sobre as condições e valores para entrega em outros países, caso deseje fazer negócios internacionais. Existem ainda outras regras para certos tipos de produto na hora de exportar, por isso vale a pena estar bem informado sobre o seu segmento e quais são suas especificidades.

Internamente também é fundamental ter atenção aos dados?

É crucial também acompanhar a movimentação da loja, pois, para ter sucesso, organização é fundamental. É importante que saber calcular o valor final dos produtos, o lucro líquido, acompanhar os fluxos de caixa e outras movimentações financeiras. Existem diversas ferramentas digitais que podem ajudar com isso, como por exemplo a integração da plataforma Shopify à ferramenta de gestão TINY ERP, serviço homologado e oferecido pela Stegia.

Por fim, outra dica é para os empresários se programarem para pagar impostos. Não deixe para pagar taxas e impostos de última hora, faça uma programação de quais pagamentos você precisa realizar ao longo do ano e suas respectivas datas de vencimento. Também é importante guardar os recibos e comprovantes dos pagamentos para eventuais consultas e para manter tudo organizado.

 

Sobre a Stegia – A Stegia é uma empresa de Terceirização e Consultoria. Seu objetivo é a entrega de qualidade e tecnologia na prestação de serviços profissionais de empresas para empresas. Fornecendo serviços de Contabilidade, Consultorias e Implantação de Tecnologias, estes que proporcionam a seus clientes facilidade nas tomadas de decisão do dia a dia. Por isso, aposta em um ecossistema de parceria, baseado no crescimento mútuo, e no bom relacionamento entre colaboradores, parceiros e clientes. Uma gestão totalmente integrada e digitalizada significa máxima produtividade para gestores que buscam o crescimento das empresas.

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